História da Liga Pelotense de Futebol e todos os campeões

A história da Liga Pelotense de Futebol (L.P.F.)  conta a história do Futebol de Pelotas, no período de 1901 a 1941 Em 1908 a Liga organizou seu primeiro campeonato sagrando-se campeão o Futebol Clube.

O segundo campeonato da Liga Pelotense de Foot-ball, teve início em abril de 1913 com a participação do S.C. Pelotas, S.C. União, S.C. Rio Branco, G.S. Guarani e G.S. Brasil. Já neste ano (1913) após os jogos de turno e returno, ficaram na disputa pelo título de campeão e da taça municipal, os quais tiveram dois jogos finais para desempate os clubes S. C. Pelotas e S.C. Rio Branco, quando então, na decisão final foi proclamado como Campeão Citadino o S. C. Pelotas.

FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO RIO GRANDENSE DE DESPORTO

A Liga Pelotense de Futebol, fundada em 1907,  foi a primeira do Estado do Rio Grande do Sul. Estas ligas mais tarde, em reunião presidida por Francisco Simões 1º Mandatário do E.C. Pelotas, uniram-se as Ligas e fundaram a Federação Rio Grandense do Desporto, hoje federação gaúcha de Futebol, sendo o Sr. Francisco Simões o Vice-Presidente da 1ª Diretoria da Federação.

A CRIAÇÃO DAS LIGAS E DA FEDERAÇÃO

Com o decorrer do tempo e a proliferação de agremiações, passou a ser sentida a necessidade da organização de entidades para a promoção do esporte e a organização de campeonatos. A Liga Pelotense de Futebol, fundada em 1907, foi a primeira do Estado. Em Livramento, porém, o primeiro campeonato foi disputado em 1906. Em 1910 é criada a Liga de Futebol da Capital e o seu primeiro campeonato foi vencido pelo extinto Militar, time formado pelos alunos da Escola de Guerra.

A FEDERAÇÃO

No dia 18 de maio de 1918, vários dirigentes do futebol da época de diferentes cidades se reuniram na sede da revista Máscara, no centro de Porto Alegre. O encontro foi definido como primeiro Congresso do futebol do Rio Grande do Sul e reuniu dirigentes de várias cidades. A idéia era unir as ligas existentes pelo Rio Grande em uma única, para a realização de disputas estaduais.

A assembléia foi presidida por Francisco Simões, primeiro mandatário do E.C.Pelotas. No encontro, estavam presentes Victor Rodrigues, presidente do E.C. Cruzeiro e representantes do E.C. Uruguaiana; Izoldo Leal, pelo 14 de Julho de Livramento; Araújo Vianna pelo Guarani de Cruz Alta; Francisco Simões representando os Clubes de Pelotas e de Bagé; Nestor Fontoura pela Liga de Rio Grande além de Aurélio Py, José Revello, Washington Martins e Antenor Lemos.

Assim, nascia a Federação Rio-Grandense de Desporto (FRGD), hoje Federação Gaúcha de Futebol. A primeira diretoria foi constituída pelo Presidente Aurélio Py, o vice-presidente Francisco Simões, o tesoureiro Washington Martins e os Secretários Nestor Fontoura e José Revello. A FRGD foi reconhecida oficialmente pela CBD, Confederação Brasileira de Desportos, no dia 10 de agosto.

PRIMEIRO  CAMPEONATO ESTADUAL

O primeiro campeonato, que seria disputado por Cruzeiro (Campeão de Porto Alegre), Brasil (Campeão de Pelotas) e 14 de julho (Campeão de Livramento) foi cancelado em virtude da febre Espanhola, que assolou o Estado. Assim, o Gauchão iniciou em 1919, com o Brasil sagrando-se campeão, ao vencer o Grêmio, na final, em Porto Alegre, dia 09 de novembro por 5 a 1, gols de Proença (3), Alvariza e Ignácio para o Brasil, e Máximo, para o Grêmio.

O CENTENÁRIO

A L.P.F. comemora em 11 de dezembro de 2007 os seus 100 anos de lutas e glórias em defesa do esporte local, sendo que, nesta 4ª fase vem se dedicando mais aos campeonatos amadores. Há muito que a Liga não tem mantido o seu departamento de futebol profissional, tendo em vista os clubes profissionais da cidade estarem sendo dirigidos diretamente pela Federação Gaúcha de Futebol nos campeonatos estaduais. Embora, sofrendo toda esta transformação e as crises por

que tem passado, cheia de lutas e sacrifício, ela se mantém firme em atividades há um século, propugnando pelo desenvolvimento do nosso esporte. Por isso com especial simpatia, prazerosamente, registramos a efeméride, trazendo para os leitores e desportistas um breve resumo da Máter Pelotense.

CAMPEONATOS PROFISSIONAIS CITADINOS 

Em 1981, sendo campeão o E.C. Pelotas.

Em 1982, sendo campeão o G.E. Brasil.

Em 1996, sendo campeão o E.C. Pelotas.

Em 2004, Campeonato da Paz – G.E. Brasil.

AS QUATRO FASES DA LIGA PELOTENSE DE FUTEBOL

Corriam os anos de 1901 à 1906 quando foram fundados em nossa cidade, os quatro primeiros clubes para a prática do futebol; eram eles: Clube Esportivo, Clube Internacional, Futebol Clube e Esporte Clube União, que jogavam partidas de caráter amistoso não só aqui, como no âmbito intermunicipal.

Já no ano seguinte, por iniciativa do presidente do Futebol Clube, o saudoso desportista Leopoldo Álvares de Souza Soares, recebendo o apoio dos clubes, era fundada a 11 de dezembro de 1907 a primeira Liga de Futebol, em Pelotas, com a finalidade de instituir um campeonato para ser disputado entre aqueles clubes. E assim foi feito em 1908 o primeiro campeonato, com os clubes fundadores, sagrando-se campeão o Futebol Clube.

Mas a Liga teve uma pausa, pois nos anos de 1909, 1910, 1911 e 1912 não foram realizados os certames, somente jogos amistosos. Entretanto, volta a Liga as suas atividades já no ano de 1913, quando então com a inclusão de outros filiados como o Esporte Clube Pelotas (fundado em 1908), Grêmio Esportivo Guarany (fundado em 1909), ao lado do esporte Clube União já existente; Esporte Clube Rio Branco (fundado em 1910), e Grêmio Esportivo Brasil (fundado em 1911), foi o marco inicial para a realização do campeonato oficial dirigido pela liga, nesta segunda fase de reativação, que proclamou como campeão da temporada o Esporte Clube Pelotas, no ano de 1913.

As disputas prosseguiram e no ano seguinte 1914 conquistava com méritos o título de campeão da temporada o Esporte Clube Rio Branco. Os demais campeões proclamados pela Liga Pelotense de Futebol, até 1922 foram os seguintes: em 1915 e 1916 o Esporte Clube Pelotas conquistando o seu primeiro tri campeonato citadino; em 1917, 1918 e 1919 o Grêmio Esportivo Brasil que sendo o 2º Clube a conquistar o tri campeonato citadino, que também em 1919 obteve o título de primeiro campeão estadual; em 1920, o novo filiado da Liga, o Grêmio Esportivo Ideal conquistava o título de campeão da cidade; em 1921 o Brasil reconquista novamente o título de campeão da temporada; e em 1922 o Grêmio Esportivo Ideal sagrava-se campeão da cidade justamente no ano do Centenário da Independência do Brasil. No ano de 1923, foi elaborado e registrado em cartório o Estatuto desta L.P.F., tendo dele participado a diretoria épica sob a presidência do Dr.

Vicente Russomano e os seguintes Clubes Filiados: E.C. Pelotas; G.E. Brasil; G.E. Ideal; E.C. Guarani; G.E. Sete de Abril e G.E. Flamengo. Já em 1925 filiou-se a esta Liga o G.A. Bancário e, em 1926 o 9º Regimento de Infantaria hoje G.A. Farroupilha.

A PARTICIPAÇÃO E A MUDANÇA DO NOME DA LIGA

No dia 13 de julho de 1923, quando o futebol local passava por uma crise de agitações em virtude de fatos ocorridos a 6 de agosto de 1922, com conflitos generalizados entre duas das principais agremiações esportivas filiadas a primitiva Liga de Futebol, entidade máxima local, passou a chamar-se Liga Pelotense de Amadores de Desportos (L.P.A.D.).

Como a divergência estava difícil de ser contornada, pois o Grêmio Esportivo Brasil desligava-se definitivamente da Liga Pelotense de Futebol, ao mesmo tempo que rompia os laços de amizade que mantinha com o Grêmio Esportivo Ideal, o presidente da Liga Sr.

Lino Saraiva de Oliveira solicitou ao presidente da Federação Riograndense de Desportos a nomeação de um delegado que viesse por termo a situação existente, e essa delegação recaiu no desportista Sr. Antônio de Abreu santos, que viu coroada de êxito sua missão.

Nesta data, reuniram-se todos os clubes filiados com os seus respectivos representantes. Assumindo a Presidência o Sr. Abreu Santos em nome da Federação Riograndense de Desportos, fez um apelo a todos os representantes para que fossem tolerantes e com boa vontade dessem por finda as questões havidas e se congregassem, fazendo a unificação desportiva.

Lida a ata de fusão, o Sr. Presidente Abreu Santos após agradecer a nobre pronunciamento do Sr. Dirceu Dias, representante do Grêmio Esportivo Brasil, reafirmando sua tolerância de que o seu clube aceitava a fusão, pois as palavras sinceras do presidente haviam triunfado, e seu clube com um passado glorioso deveria dar o exemplo de fraternidade esportiva. E assim, com aplausos de todos os presentes, era ratificada a nova denominação da Liga Pelotense de Futebol, por terem desaparecido asduas que existiam até aquele momento.

Desde a fundação em 1907, a mentora do nosso futebol tem prestado relevantes serviços ao futebol através de dedicados dirigentes que durante todas essas décadas, com acendrado devotamento tem contribuído com persistência e amor para o progresso do nosso futebol.

Em 1977 a presidência e sua diretoria, estavam em crise, não havendo um único comando. Foi quando os oito clubes finalistas do campeonato amador deste ano, nomearam o desportista Ivan Lineo Ziebell, representante do G.E. Aymoré, e solicitaram a este que convidasse os clubes profissionais para por fim a crise. Vieram Otaviano Cunha representando o E.C. Pelotas, Henrique Pires pelo G.E Brasil e o Dr. José Evaldo Poeta pelo G.A. Farroupilha que elegeram para presidência desta Liga, o desportista Ivan Lineo Ziebell.

PRESIDENTES DA LIGA DE 1923 A 2007

Os presidentes que passaram pela entidade Pelotense, desde Dr. Vicente Russomano (1923) até o atual foram os seguintes:

Antonio Abreu dos Santos em 1924/1925; 1926 Gonçalo Abreu e Cap. Marcelino de Oliveira; 1927 Ten. Cel.

Gasparino Pereira da Silva; 1928 Dr. Martin Maranhão Guilayn; 1929 Dr. Leopoldo de

Souza Soares e Otacílio Ribas; 1930 Dr. Luiz Leivas Massot; 1931 Ten. João José

Vieira e Ten. Nicolau Fico; 1932 Dr. Luiz Leivas Massot; 1933 Cap. João José Vieira;

1934 Dr. Vicente Russomano; 1935 Dr. José Facundo Oliveira; 1936 Gonçalo

Martinez; 1937 Dr. Remy M. Gorga; 1938 reeleito Dr. Remy M. Gorga; 1939 Silvério

A. Aleixo (em sua gestão a Liga passou a ser denominada Liga Pelotense de Futebol

devido as reformas estatutárias e a participação do futebol gaúcho em 1938); 1940 Dr.

Luiz L. Massot; 1941 Subtenente Catarino P. Araújo; 1942 Horácio Lanzetta; 1943

Francisco V. Cunha; 1944 Eduardo Azevedo; 1945 Achiles Pinto; 1946 Ten. Nelson

Aquino Neto; 1947 Rotilio Setta Filho; 1948 Dirceu Fernandes Portella; 1949 Juvenal

Dias da Costa; 1950 Ten. Tito Fagundes de Sá; 1951 Francisco C. Stone; 1952

Octaviano Dihel; 1953 Dr. Hipólito Jesus do Amaral Ribeiro; 1954 Ten. Cel. Garry

Martins de Lima; 1955 Dr. João Carlos Gastal; 1956 Frederico C. Sequeira; 1957

Francisco Frias; 1958 Octaviano Dihel; 1959 Dr. Antonio Ferreira Martins; 1960 Dr.

Carlos A. Piquete Coelho; 1961 Dr. Sérgio Chim dos Santos; 1962 Dr. Antônio Ferreira

Martins; 1963 até 1969 Ten. Tito Fagundes de Sá; 1970 Ten. Heriberto Reis do

Nascimento que foi substituído temporariamente pelo Ten. Milton M. de Lima, vicepresidente;

voltando novamente a presidência até o término do mandato o ten.

Heriberto Reis do Nascimento, que se encontrava licenciado por motivo de saúde; 1971

José Pereira Passos; 1972 Dr. Hipólito Jesus do Amaral Ribeiro; 1973 a 1974 Ten.

Celso Nunes, que, no ano de 1973 foi presidente cinqüentenário do registro do estatuto

(de 1923) da Liga Pelotense de Futebol; 1974 parte do período, Prof. José da Cruz e

Souza; 1975 Sargento Mário Silveira; 1976 Dr. Detlever Water Schultzer; 1977 ate

1985 Ivan Líneo Ziebell; 1986 Horácio Oliveira; 1987 até 1988 Dr. Marino Menna;

1989 Manoel Joaquim Rodrigues; 1990 Ari Silva e Irajara Furtado; 1991 Irajara

Furtado; 1992 e 1993 Mario Gelci de Oliveira; 1994 Dr. Carlos Alberto Rosa; 1995 e

1996 novamente Ivan Líneo Ziebell; 1997 José Emilio Javier; 1998 e 1999 volta Mário

Gelci de Oliveira; 2000 à 2004 Ivan Líneo Ziebell; 2005 João Antônio Guidotti; 2006 e

2007 Ivan Líneo Ziebell no Ano do Centenário desta Liga Pelotense de Futebol.

 CAMPEÕES ESTADUAIS

Ainda destacamos, os título históricos dos nossos clubes: Em 1919 o G.E. Brasil com grande bravura conquistou o 1º Título de Campeão Estadual. Já em 1930 com brilhantismo, o E.C. Pelotas conquista para a sua história o campeonato Estadual.

Em 1935, na disputa do Campeonato Estadual, que era alusivo ao Centenário da Revolução Farroupilha “1835 – 1935” solicitado pelo então Governador do Estado Flores da Cunha, venceu a competição o G.A. Farroupilha, conquistou assim o título de Campeão Estadual por 100 anos.

A Liga Pelotense de Futebol se torna ímpar no Cenário Nacional, por ser a mais antiga do Rio Grande do Sul e a 2ª mais antiga do país; ainda foi fundadora da Federação Rio Grandense de Desporto hoje Federação Gaúcha de Futebol e, a única que se manteve sempre em funcionamento, em todo país.

Sua principal atividade, nos últimos tempos, têm sido a organização de campeonatos citadinos de futebol amador, nas seguintes categorias: bases, mirim, infanto, juvenil, adulto, reservas, veteranos e titulares; e na praia categoria de sênior 45, veteranos 35 e titulares.

Hoje, para a categoria de Clubes Profissionais já não está, necessariamente com o requisito de sagrar-se Campeão Citadino (como antigamente) para participar dos Campeonatos Estaduais. Houve esta transformação, pela FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL.

CLUBES CAMPEÕES DA L.P.F.: 1908 A 2007

ANO

CAMPEÕES

VICE-CAMPEÕES

1908 Foot-Ball Club  
1909

Não houve

 
1910

Não houve

 
1911

Não houve

 
1912

Não houve

 
1913 Sport Club Pelotas Sport Club Rio Branco
1914 Sport Club Rio Branco  
1915 Sport Club Pelotas Grêmio Sportivo Brasil
1916 Sport Club Pelotas Grêmio Sportivo Brasil
1917 Grêmio Sportivo Brasil (Invicto)  
1918 Grêmio Sportivo Brasil (Invicto)  
1919 Grêmio Sportivo Brasil  
1920 Sport Club Ideal  
1921 Grêmio Sportivo Brasil  
1922 Sport Club Ideal  
1923

Não houve

 
1924 Sport Club Pelotas (Taça Cidade de Pelotas)  
1925 Sport Club Pelotas  
1926 Grêmio Sportivo Brasil  
1927 Grêmio Sportivo Brasil  
1928 Sport Club Pelotas  
1929 Grêmio Sportivo Brasil  
1930 Sport Club Pelotas  
1931 Grêmio Sportivo Brasil  
1932 Sport Club Pelotas  
1933 Sport Club Pelotas Grêmio Sportivo Brasil
1934 Grêmio Athletico 9º Regimento Sport Club Pelotas
1935 Grêmio Athletico 9º Regimento  
1936 Grêmio Athletico 9º Regimento  
1937 Grêmio Sportivo Brasil (Invicto)  
1938 Grêmio Athletico 9º Regimento  
1939 Sport Club Pelotas  
1940 Club Athletico Bancário  
1941 Grêmio Sportivo Brasil  
1942 Grêmio Sportivo Brasil  
1943 Grêmio Athletico Farroupilha  
1944 Sport Club Pelotas  
1945 Esporte Clube Pelotas  
1946 Grêmio Esportivo Brasil  
1947 Clube Atlético Bancário  
1948 Grêmio Esportivo Brasil  
1949 Grêmio Esportivo Brasil  
1950 Grêmio Esportivo Brasil (Invicto)  
1951 Esporte Clube Pelotas  
1952 Grêmio Esportivo Brasil  
1953 Grêmio Esportivo Brasil  
1954 Grêmio Esportivo Brasil  
1955 Grêmio Esportivo Brasil  
1956 Esporte Clube Pelotas  
1957 Esporte Clube Pelotas  
1958 Esporte Clube Pelotas  
1959 Grêmio Atlético Farroupilha  
1960 Esporte Clube Pelotas  
1961 Grêmio Esportivo Brasil  
1962 Grêmio Esportivo Brasil  
1963 Grêmio Esportivo Brasil  
1964 Grêmio Esportivo Brasil  
1965 Esporte Clube Pelotas  
1966 Grêmio Atlético Farroupilha  
1967 Grêmio Atlético Farroupilha  
1968 Grêmio Atlético Farroupilha  
1969

Não houve

 
1970 Grêmio Esportivo Brasil  
1971 Esporte Clube Pelotas  
1972

Não houve

 
1973

Não houve

 
1974

Não houve

 
1975

Não houve

 
1976 Grêmio Esportivo Brasil  
1977

Não houve

 
1978

Não houve

 
1979

Não houve

 
1980

Não houve

 
1981 Esporte Clube Pelotas  
1982 Grêmio Esportivo Brasil  
1983

Não houve

 
1984

Não houve

 
1985

Não houve

 
1986

Não houve

 
1987

Não houve

 
1988

Não houve

 
1979

Não houve

 
1989 Sociedade Recreativa Arealense  
1990

Não houve

 
1991

Não houve

 
1992

Não houve

 
1993

Não houve

 
1994

Não houve

 
1995

Não houve

 
1996 Esporte Clube Pelotas  
1997

Não houve

 
1998

Não houve

 
1999

Não houve

 
2000

Não houve

 
2001

Não houve

 
2002

Não houve

 
2003

Não houve

 
2004 Grêmio Esportivo Brasil Esporte Clube Pelotas
2005

Não houve

 
2006 Grêmio Esportivo Brasil  
2007

Não houve

 

Fonte: Site da Liga Pelotense de Futebol

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *