A história da Liga Pelotense de Futebol (L.P.F.) conta a história do Futebol de Pelotas, no período de 1901 a 1941 Em 1908 a Liga organizou seu primeiro campeonato sagrando-se campeão o Futebol Clube.
O segundo campeonato da Liga Pelotense de Foot-ball, teve início em abril de 1913 com a participação do S.C. Pelotas, S.C. União, S.C. Rio Branco, G.S. Guarani e G.S. Brasil. Já neste ano (1913) após os jogos de turno e returno, ficaram na disputa pelo título de campeão e da taça municipal, os quais tiveram dois jogos finais para desempate os clubes S. C. Pelotas e S.C. Rio Branco, quando então, na decisão final foi proclamado como Campeão Citadino o S. C. Pelotas.
FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO RIO GRANDENSE DE DESPORTO
A Liga Pelotense de Futebol, fundada em 1907, foi a primeira do Estado do Rio Grande do Sul. Estas ligas mais tarde, em reunião presidida por Francisco Simões 1º Mandatário do E.C. Pelotas, uniram-se as Ligas e fundaram a Federação Rio Grandense do Desporto, hoje federação gaúcha de Futebol, sendo o Sr. Francisco Simões o Vice-Presidente da 1ª Diretoria da Federação.
A CRIAÇÃO DAS LIGAS E DA FEDERAÇÃO
Com o decorrer do tempo e a proliferação de agremiações, passou a ser sentida a necessidade da organização de entidades para a promoção do esporte e a organização de campeonatos. A Liga Pelotense de Futebol, fundada em 1907, foi a primeira do Estado. Em Livramento, porém, o primeiro campeonato foi disputado em 1906. Em 1910 é criada a Liga de Futebol da Capital e o seu primeiro campeonato foi vencido pelo extinto Militar, time formado pelos alunos da Escola de Guerra.
A FEDERAÇÃO
No dia 18 de maio de 1918, vários dirigentes do futebol da época de diferentes cidades se reuniram na sede da revista Máscara, no centro de Porto Alegre. O encontro foi definido como primeiro Congresso do futebol do Rio Grande do Sul e reuniu dirigentes de várias cidades. A idéia era unir as ligas existentes pelo Rio Grande em uma única, para a realização de disputas estaduais.
A assembléia foi presidida por Francisco Simões, primeiro mandatário do E.C.Pelotas. No encontro, estavam presentes Victor Rodrigues, presidente do E.C. Cruzeiro e representantes do E.C. Uruguaiana; Izoldo Leal, pelo 14 de Julho de Livramento; Araújo Vianna pelo Guarani de Cruz Alta; Francisco Simões representando os Clubes de Pelotas e de Bagé; Nestor Fontoura pela Liga de Rio Grande além de Aurélio Py, José Revello, Washington Martins e Antenor Lemos.
Assim, nascia a Federação Rio-Grandense de Desporto (FRGD), hoje Federação Gaúcha de Futebol. A primeira diretoria foi constituída pelo Presidente Aurélio Py, o vice-presidente Francisco Simões, o tesoureiro Washington Martins e os Secretários Nestor Fontoura e José Revello. A FRGD foi reconhecida oficialmente pela CBD, Confederação Brasileira de Desportos, no dia 10 de agosto.
PRIMEIRO CAMPEONATO ESTADUAL
O primeiro campeonato, que seria disputado por Cruzeiro (Campeão de Porto Alegre), Brasil (Campeão de Pelotas) e 14 de julho (Campeão de Livramento) foi cancelado em virtude da febre Espanhola, que assolou o Estado. Assim, o Gauchão iniciou em 1919, com o Brasil sagrando-se campeão, ao vencer o Grêmio, na final, em Porto Alegre, dia 09 de novembro por 5 a 1, gols de Proença (3), Alvariza e Ignácio para o Brasil, e Máximo, para o Grêmio.
O CENTENÁRIO
A L.P.F. comemora em 11 de dezembro de 2007 os seus 100 anos de lutas e glórias em defesa do esporte local, sendo que, nesta 4ª fase vem se dedicando mais aos campeonatos amadores. Há muito que a Liga não tem mantido o seu departamento de futebol profissional, tendo em vista os clubes profissionais da cidade estarem sendo dirigidos diretamente pela Federação Gaúcha de Futebol nos campeonatos estaduais. Embora, sofrendo toda esta transformação e as crises por
que tem passado, cheia de lutas e sacrifício, ela se mantém firme em atividades há um século, propugnando pelo desenvolvimento do nosso esporte. Por isso com especial simpatia, prazerosamente, registramos a efeméride, trazendo para os leitores e desportistas um breve resumo da Máter Pelotense.
CAMPEONATOS PROFISSIONAIS CITADINOS
Em 1981, sendo campeão o E.C. Pelotas.
Em 1982, sendo campeão o G.E. Brasil.
Em 1996, sendo campeão o E.C. Pelotas.
Em 2004, Campeonato da Paz – G.E. Brasil.
AS QUATRO FASES DA LIGA PELOTENSE DE FUTEBOL
Corriam os anos de 1901 à 1906 quando foram fundados em nossa cidade, os quatro primeiros clubes para a prática do futebol; eram eles: Clube Esportivo, Clube Internacional, Futebol Clube e Esporte Clube União, que jogavam partidas de caráter amistoso não só aqui, como no âmbito intermunicipal.
Já no ano seguinte, por iniciativa do presidente do Futebol Clube, o saudoso desportista Leopoldo Álvares de Souza Soares, recebendo o apoio dos clubes, era fundada a 11 de dezembro de 1907 a primeira Liga de Futebol, em Pelotas, com a finalidade de instituir um campeonato para ser disputado entre aqueles clubes. E assim foi feito em 1908 o primeiro campeonato, com os clubes fundadores, sagrando-se campeão o Futebol Clube.
Mas a Liga teve uma pausa, pois nos anos de 1909, 1910, 1911 e 1912 não foram realizados os certames, somente jogos amistosos. Entretanto, volta a Liga as suas atividades já no ano de 1913, quando então com a inclusão de outros filiados como o Esporte Clube Pelotas (fundado em 1908), Grêmio Esportivo Guarany (fundado em 1909), ao lado do esporte Clube União já existente; Esporte Clube Rio Branco (fundado em 1910), e Grêmio Esportivo Brasil (fundado em 1911), foi o marco inicial para a realização do campeonato oficial dirigido pela liga, nesta segunda fase de reativação, que proclamou como campeão da temporada o Esporte Clube Pelotas, no ano de 1913.
As disputas prosseguiram e no ano seguinte 1914 conquistava com méritos o título de campeão da temporada o Esporte Clube Rio Branco. Os demais campeões proclamados pela Liga Pelotense de Futebol, até 1922 foram os seguintes: em 1915 e 1916 o Esporte Clube Pelotas conquistando o seu primeiro tri campeonato citadino; em 1917, 1918 e 1919 o Grêmio Esportivo Brasil que sendo o 2º Clube a conquistar o tri campeonato citadino, que também em 1919 obteve o título de primeiro campeão estadual; em 1920, o novo filiado da Liga, o Grêmio Esportivo Ideal conquistava o título de campeão da cidade; em 1921 o Brasil reconquista novamente o título de campeão da temporada; e em 1922 o Grêmio Esportivo Ideal sagrava-se campeão da cidade justamente no ano do Centenário da Independência do Brasil. No ano de 1923, foi elaborado e registrado em cartório o Estatuto desta L.P.F., tendo dele participado a diretoria épica sob a presidência do Dr.
Vicente Russomano e os seguintes Clubes Filiados: E.C. Pelotas; G.E. Brasil; G.E. Ideal; E.C. Guarani; G.E. Sete de Abril e G.E. Flamengo. Já em 1925 filiou-se a esta Liga o G.A. Bancário e, em 1926 o 9º Regimento de Infantaria hoje G.A. Farroupilha.
A PARTICIPAÇÃO E A MUDANÇA DO NOME DA LIGA
No dia 13 de julho de 1923, quando o futebol local passava por uma crise de agitações em virtude de fatos ocorridos a 6 de agosto de 1922, com conflitos generalizados entre duas das principais agremiações esportivas filiadas a primitiva Liga de Futebol, entidade máxima local, passou a chamar-se Liga Pelotense de Amadores de Desportos (L.P.A.D.).
Como a divergência estava difícil de ser contornada, pois o Grêmio Esportivo Brasil desligava-se definitivamente da Liga Pelotense de Futebol, ao mesmo tempo que rompia os laços de amizade que mantinha com o Grêmio Esportivo Ideal, o presidente da Liga Sr.
Lino Saraiva de Oliveira solicitou ao presidente da Federação Riograndense de Desportos a nomeação de um delegado que viesse por termo a situação existente, e essa delegação recaiu no desportista Sr. Antônio de Abreu santos, que viu coroada de êxito sua missão.
Nesta data, reuniram-se todos os clubes filiados com os seus respectivos representantes. Assumindo a Presidência o Sr. Abreu Santos em nome da Federação Riograndense de Desportos, fez um apelo a todos os representantes para que fossem tolerantes e com boa vontade dessem por finda as questões havidas e se congregassem, fazendo a unificação desportiva.
Lida a ata de fusão, o Sr. Presidente Abreu Santos após agradecer a nobre pronunciamento do Sr. Dirceu Dias, representante do Grêmio Esportivo Brasil, reafirmando sua tolerância de que o seu clube aceitava a fusão, pois as palavras sinceras do presidente haviam triunfado, e seu clube com um passado glorioso deveria dar o exemplo de fraternidade esportiva. E assim, com aplausos de todos os presentes, era ratificada a nova denominação da Liga Pelotense de Futebol, por terem desaparecido asduas que existiam até aquele momento.
Desde a fundação em 1907, a mentora do nosso futebol tem prestado relevantes serviços ao futebol através de dedicados dirigentes que durante todas essas décadas, com acendrado devotamento tem contribuído com persistência e amor para o progresso do nosso futebol.
Em 1977 a presidência e sua diretoria, estavam em crise, não havendo um único comando. Foi quando os oito clubes finalistas do campeonato amador deste ano, nomearam o desportista Ivan Lineo Ziebell, representante do G.E. Aymoré, e solicitaram a este que convidasse os clubes profissionais para por fim a crise. Vieram Otaviano Cunha representando o E.C. Pelotas, Henrique Pires pelo G.E Brasil e o Dr. José Evaldo Poeta pelo G.A. Farroupilha que elegeram para presidência desta Liga, o desportista Ivan Lineo Ziebell.
PRESIDENTES DA LIGA DE 1923 A 2007
Os presidentes que passaram pela entidade Pelotense, desde Dr. Vicente Russomano (1923) até o atual foram os seguintes:
Antonio Abreu dos Santos em 1924/1925; 1926 Gonçalo Abreu e Cap. Marcelino de Oliveira; 1927 Ten. Cel.
Gasparino Pereira da Silva; 1928 Dr. Martin Maranhão Guilayn; 1929 Dr. Leopoldo de
Souza Soares e Otacílio Ribas; 1930 Dr. Luiz Leivas Massot; 1931 Ten. João José
Vieira e Ten. Nicolau Fico; 1932 Dr. Luiz Leivas Massot; 1933 Cap. João José Vieira;
1934 Dr. Vicente Russomano; 1935 Dr. José Facundo Oliveira; 1936 Gonçalo
Martinez; 1937 Dr. Remy M. Gorga; 1938 reeleito Dr. Remy M. Gorga; 1939 Silvério
A. Aleixo (em sua gestão a Liga passou a ser denominada Liga Pelotense de Futebol
devido as reformas estatutárias e a participação do futebol gaúcho em 1938); 1940 Dr.
Luiz L. Massot; 1941 Subtenente Catarino P. Araújo; 1942 Horácio Lanzetta; 1943
Francisco V. Cunha; 1944 Eduardo Azevedo; 1945 Achiles Pinto; 1946 Ten. Nelson
Aquino Neto; 1947 Rotilio Setta Filho; 1948 Dirceu Fernandes Portella; 1949 Juvenal
Dias da Costa; 1950 Ten. Tito Fagundes de Sá; 1951 Francisco C. Stone; 1952
Octaviano Dihel; 1953 Dr. Hipólito Jesus do Amaral Ribeiro; 1954 Ten. Cel. Garry
Martins de Lima; 1955 Dr. João Carlos Gastal; 1956 Frederico C. Sequeira; 1957
Francisco Frias; 1958 Octaviano Dihel; 1959 Dr. Antonio Ferreira Martins; 1960 Dr.
Carlos A. Piquete Coelho; 1961 Dr. Sérgio Chim dos Santos; 1962 Dr. Antônio Ferreira
Martins; 1963 até 1969 Ten. Tito Fagundes de Sá; 1970 Ten. Heriberto Reis do
Nascimento que foi substituído temporariamente pelo Ten. Milton M. de Lima, vicepresidente;
voltando novamente a presidência até o término do mandato o ten.
Heriberto Reis do Nascimento, que se encontrava licenciado por motivo de saúde; 1971
José Pereira Passos; 1972 Dr. Hipólito Jesus do Amaral Ribeiro; 1973 a 1974 Ten.
Celso Nunes, que, no ano de 1973 foi presidente cinqüentenário do registro do estatuto
(de 1923) da Liga Pelotense de Futebol; 1974 parte do período, Prof. José da Cruz e
Souza; 1975 Sargento Mário Silveira; 1976 Dr. Detlever Water Schultzer; 1977 ate
1985 Ivan Líneo Ziebell; 1986 Horácio Oliveira; 1987 até 1988 Dr. Marino Menna;
1989 Manoel Joaquim Rodrigues; 1990 Ari Silva e Irajara Furtado; 1991 Irajara
Furtado; 1992 e 1993 Mario Gelci de Oliveira; 1994 Dr. Carlos Alberto Rosa; 1995 e
1996 novamente Ivan Líneo Ziebell; 1997 José Emilio Javier; 1998 e 1999 volta Mário
Gelci de Oliveira; 2000 à 2004 Ivan Líneo Ziebell; 2005 João Antônio Guidotti; 2006 e
2007 Ivan Líneo Ziebell no Ano do Centenário desta Liga Pelotense de Futebol.
CAMPEÕES ESTADUAIS
Ainda destacamos, os título históricos dos nossos clubes: Em 1919 o G.E. Brasil com grande bravura conquistou o 1º Título de Campeão Estadual. Já em 1930 com brilhantismo, o E.C. Pelotas conquista para a sua história o campeonato Estadual.
Em 1935, na disputa do Campeonato Estadual, que era alusivo ao Centenário da Revolução Farroupilha “1835 – 1935” solicitado pelo então Governador do Estado Flores da Cunha, venceu a competição o G.A. Farroupilha, conquistou assim o título de Campeão Estadual por 100 anos.
A Liga Pelotense de Futebol se torna ímpar no Cenário Nacional, por ser a mais antiga do Rio Grande do Sul e a 2ª mais antiga do país; ainda foi fundadora da Federação Rio Grandense de Desporto hoje Federação Gaúcha de Futebol e, a única que se manteve sempre em funcionamento, em todo país.
Sua principal atividade, nos últimos tempos, têm sido a organização de campeonatos citadinos de futebol amador, nas seguintes categorias: bases, mirim, infanto, juvenil, adulto, reservas, veteranos e titulares; e na praia categoria de sênior 45, veteranos 35 e titulares.
Hoje, para a categoria de Clubes Profissionais já não está, necessariamente com o requisito de sagrar-se Campeão Citadino (como antigamente) para participar dos Campeonatos Estaduais. Houve esta transformação, pela FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL.
CLUBES CAMPEÕES DA L.P.F.: 1908 A 2007
ANO |
CAMPEÕES |
VICE-CAMPEÕES |
1908 | Foot-Ball Club | |
1909 |
Não houve |
|
1910 |
Não houve |
|
1911 |
Não houve |
|
1912 |
Não houve |
|
1913 | Sport Club Pelotas | Sport Club Rio Branco |
1914 | Sport Club Rio Branco | |
1915 | Sport Club Pelotas | Grêmio Sportivo Brasil |
1916 | Sport Club Pelotas | Grêmio Sportivo Brasil |
1917 | Grêmio Sportivo Brasil (Invicto) | |
1918 | Grêmio Sportivo Brasil (Invicto) | |
1919 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1920 | Sport Club Ideal | |
1921 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1922 | Sport Club Ideal | |
1923 |
Não houve |
|
1924 | Sport Club Pelotas (Taça Cidade de Pelotas) | |
1925 | Sport Club Pelotas | |
1926 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1927 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1928 | Sport Club Pelotas | |
1929 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1930 | Sport Club Pelotas | |
1931 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1932 | Sport Club Pelotas | |
1933 | Sport Club Pelotas | Grêmio Sportivo Brasil |
1934 | Grêmio Athletico 9º Regimento | Sport Club Pelotas |
1935 | Grêmio Athletico 9º Regimento | |
1936 | Grêmio Athletico 9º Regimento | |
1937 | Grêmio Sportivo Brasil (Invicto) | |
1938 | Grêmio Athletico 9º Regimento | |
1939 | Sport Club Pelotas | |
1940 | Club Athletico Bancário | |
1941 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1942 | Grêmio Sportivo Brasil | |
1943 | Grêmio Athletico Farroupilha | |
1944 | Sport Club Pelotas | |
1945 | Esporte Clube Pelotas | |
1946 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1947 | Clube Atlético Bancário | |
1948 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1949 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1950 | Grêmio Esportivo Brasil (Invicto) | |
1951 | Esporte Clube Pelotas | |
1952 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1953 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1954 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1955 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1956 | Esporte Clube Pelotas | |
1957 | Esporte Clube Pelotas | |
1958 | Esporte Clube Pelotas | |
1959 | Grêmio Atlético Farroupilha | |
1960 | Esporte Clube Pelotas | |
1961 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1962 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1963 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1964 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1965 | Esporte Clube Pelotas | |
1966 | Grêmio Atlético Farroupilha | |
1967 | Grêmio Atlético Farroupilha | |
1968 | Grêmio Atlético Farroupilha | |
1969 |
Não houve |
|
1970 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1971 | Esporte Clube Pelotas | |
1972 |
Não houve |
|
1973 |
Não houve |
|
1974 |
Não houve |
|
1975 |
Não houve |
|
1976 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1977 |
Não houve |
|
1978 |
Não houve |
|
1979 |
Não houve |
|
1980 |
Não houve |
|
1981 | Esporte Clube Pelotas | |
1982 | Grêmio Esportivo Brasil | |
1983 |
Não houve |
|
1984 |
Não houve |
|
1985 |
Não houve |
|
1986 |
Não houve |
|
1987 |
Não houve |
|
1988 |
Não houve |
|
1979 |
Não houve |
|
1989 | Sociedade Recreativa Arealense | |
1990 |
Não houve |
|
1991 |
Não houve |
|
1992 |
Não houve |
|
1993 |
Não houve |
|
1994 |
Não houve |
|
1995 |
Não houve |
|
1996 | Esporte Clube Pelotas | |
1997 |
Não houve |
|
1998 |
Não houve |
|
1999 |
Não houve |
|
2000 |
Não houve |
|
2001 |
Não houve |
|
2002 |
Não houve |
|
2003 |
Não houve |
|
2004 | Grêmio Esportivo Brasil | Esporte Clube Pelotas |
2005 |
Não houve |
|
2006 | Grêmio Esportivo Brasil | |
2007 |
Não houve |
Fonte: Site da Liga Pelotense de Futebol