Clube Esportivo e Recreativo Atlântico – Erechim (RS)

 

O Clube Esportivo e Recreativo Atlântico foi Fundado em 20 de Setembro de 1915, na Cidade de Erechim (RS), por imigrantes italianos, com a finalidade de formar um pecúlio e congregar associados, surgiu a SOCIETÁ ITALIANA DI MUTUO SOCCORSO XX DE SETEMBRE.

O termo “Mutuo Soccorso”  (Mutuo Socorro) traduzia o principal escopo da sociedade. Era uma verdadeira previdência privada, em que seus membros depositavam mensalmente uma determinada quantia e poderiam dispor de ajuda quando, por motivo de doença, não podiam exercer suas atividades. Se o motivo era o falecimento de um associado, a família recebia o auxílio.

Desde sua fundação, a Sociedade sempre manteve as mais estreitas relações de civilidade, cordialidade e cooperação com os demais congêneres atuantes, bem como com os poderes administrativos e até com partidos políticos de então. Relatos dos mais antigos moradores, no entanto, apontam muitos confrontos provocados pela discriminação.

Sem restar dúvida alguma, é impossível dissociar a história do município de Erechim e da Sociedade em questão, tal os laços e influências que se insinuam através de documentos.
 Entre as sucessivas trocas de nomes constam: Benite Mussolini, Carlo Del Prete, Sociedade Esportiva e Recreativa Atlântico, Atlântico Football Club, e finalmente Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, que tomou em 1940 e mantém até os dias atuais.

  Acompanhando as dificuldades financeiras sempre estarão presentes as crises enfrentadas pelas entidades. A superação é o fator que determina sua sobrevivência. O contrário leva à falência. No decorrer dos anos foi detectado por várias vezes o termo “reorganização” da Sociedade, que indica, de forma incisa, que a mesma entrara em período de deterioração.

 A capacidade de adaptação e de recuperação perante os desafios do tempo foram decisivos para a sobrevivência da entidade. Tal qual um camaleão, ela foi se mimetizando, ora trocando de nome, ora diversificando suas atividades, porém nunca abandonou sua essência, qual seja: “Congregar a família”. 

A primeira sede social foi inaugurada em 1º de janeiro de 1929.  Não só o nome mudou, pois a sociedade evoluiu com o tempo, atendendo as necessidades que foram se apresentando. Assim, do início, que reunia os italianos para cantar suas músicas e beber vinho, foram surgindo as demais atividades, tais como bocha, bolão, teatro amador, salão para bailes e reuniões, futebol e atualmente um Parque Esportivo onde se podem desfrutar as muitas opções de esporte e lazer.

 Das conquistas passadas restam as saudosas recordações e das atuais, as destacadas atuações, que nos colocam no cenário esportivo nacional.  Um livro lançado em 2002, conta a história do Clube desde suas origens até o ano de 2001 e pode ser adquirido na Sede Social do Clube, na Rua Valemtin Zambonatto, 323 – Centro – Erechim (RS).

 

Fonte: http://www.ceratlantico.com.br

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *