Esporte Clube Atlético – Passo Fundo (RS)

 

O Esporte Clube Atlético foi uma agremiação da cidade de Passo Fundo (RS). O ‘Benjamim’, como era conhecido, foi Fundado no dia 25 de Novembro de 1949. Seu Estádio: campo do Instituto Educacional (IE), Vitório Verardi (campo da Vila Exposição).

 Curiosidade  O Atlético foi fundado por um grupo de torcedores e jogadores de 14 de Julho e Gaúcho envergonhados com a péssima atuação dos clubes nos amistosos disputados uma semana antes contra o Internacional, que marcaram a inauguração do estádio Celso Fiori.

 O 14 de Julho perdeu por 8 a 2 e o Gaúcho por 8 a 1. O primeiro presidente do clube foi Maurício Sirotsky Sobrinho, então com 24 anos de idade, que seria o fundador do Grupo RBS. O Atlético fechou pouco antes de completar quatro anos de existência. Sem torcida nem sócios, os próprios jogadores bancavam o clube.

Apesar das dificuldades o E.C. Atlético conquistou o título do Campeonato Citadino em 1951; e foi Bicampeão nos Torneios Início: 1952 e 1953. Contudo, em 1953 marcou o fim do clube, que por falta de apoio financeiro e de torcedores, já que era um clube jovem, abandonou o Campeonato Citadino em que disputava contra Riograndense e Independente, na segunda rodada, para então abandonar a prática futebolística.

Fonte e Uniforme: Extraídos do livro ‘Os Donos da Bola – 1922 – 1978 – O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo’, do autor Lucas Scherer.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *