Futebol Amazonense de 1949 – Clima ficou quente

Por: Carlos Zamith

Jogo de campeonato oficial, no dia 3 de setembro de 1949, no Parque Amazonense, entre Nacional e América. O resultado favorecia ao Nacional por 2 a 1. Aos 15 minutos para o seu término o árbitro Valter Reategui (sargento do Exército) suspendeu a partida alegando falta de segurança devido a uma grande pancadaria dentro de campo envolvendo quase todos os jogadores.

Os gols do Nacional foram marcados do Hélcio Peixoto (duas vezes) e o do América, pelo ponteiro Nicolau. Os dois times estavam assim em campo:

Nacional: Luizinho, Caçador e Lupércio; Jurandir, Antonino e Dog; Aristóteles, Smith, Hélcio Peixoto, Enéas e Raspada.

América: Yano, Darcy e Mão de Remo; Pirrica, Toscano e Dedé; Ivan, Zé Luiz, Jonga, Teodorico e Nicolau.

E o ‘Pau cantou’

Decorriam 30 minutos do segundo tempo quando se registrou um grande “sururu” dentro de campo com a participação de quase todos os jogadores. Serenados os ânimos, expulsos de campo, Raspada e Dog, do Nacional.

Logo depois, foram excluídos Mão de Remo e Darcy, do América e Smith, do Nacional, ficando esta agremiação com oito jogadores e o América com nove. Após esse novo incidente, com correria e sopapos de todos os lados, a partida foi suspensa.

O caso foi para o Tribunal de Justiça da FADA que marcou a disputa dos 15 minutos restantes para o dia 17 de setembro, catorze dias após o tumultuado jogo. O árbitro era o mesmo, Walter Reategui, e o jogo que havia sido suspenso com 2 a 1, para o Nacional, ficou em 2 a 2, pois o avante Jonga marcou para o América.

O Nacional, no final dos 15 minutos lançou um protesto contra a inclusão do jogador Cortez ou Mão de Remo na equipe do América, alegando que ele havia sido expulso no jogo do dia tumultuado e também expulso da fileiras do Exército Brasileiro. Toda essa confusão terminou em nada. Cada time ganhou um ponto.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *