O Social foi fundado em 1944 com o nome de Comercial. Por vários anos, os comerciantes de Coronel Fabriciano (ou o antigo Calado, ex-nome da cidade) bancaram a equipe, que por esta razão recebia o nome de Comercial. Mas o time começou a entrar em decadência, porque o nome restringia a torcida a uma pequena classe burguesa. Com a intenção de tornar-se popular, o clube passou a se chamar Social Futebol Clube e a pertencer à todas as classes da cidade. O time manteve-se como amador até a década de 80, tendo uma frustrada participação na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 1985. Depois, permaneceu desativado até 1995, quando disputou pela segunda vez um torneio oficial da Federação Mineira. Foi campeão com uma campanha tranqüila, superando equipes de pouca tradição como Ribeiro Junqueira, Ipiranga de Manhuaçú, Ateneu e o Montes Claros.
Em 1996, disputou a segunda divisão, enfrentando equipes tradicionais do nosso futebol. A classificação para a primeira divisão foi conquistada com vitórias sobre o Ideal de Ipatinga, Patrocinense, Araxá e o Tupi. A vitória mais espetacular de 1996 foi a de 2 a 0 sobre o Uberaba, em pleno Uberabão no Triângulo Mineiro. Logo depois, carimbou o passaporte para a primeira divisão com uma sensacional vitória sobre o Montes Claros, por 2 a 1 em Coronel Fabriciano.
[img:SOCIAL.jpg,resized,centralizado]
Em 1997, o Saci fez uma campanha memorável. Ficou em quarto lugar, à frente do Atlético Mineiro. Chegou às semi-finais, onde disputou o jogo mais emocionante de sua história, contra o Villa Nova. A partida ficou marcada por permitir um clube do interior diputar a final após 50 anos de espera. O técnico da equipe era José Ângelo “Preca”.
Ainda no mesmo ano, o Saci disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro. Apesar da eliminação na Segunda Fase, resultados históricos foram obtidos, como a vitória de 2 a 1 sobre a Internacional de Limeira, campeã paulista de 1990, e 4 a 0 sobre o Villa Nova, vice-campeão mineiro do mesmo ano.
[img:SOCIAL_1.jpg,full,centralizado]
No Campeonato Mineiro de 1998 o Saci fez uma campanha modesta, ficando em sétimo lugar. O time foi eliminado nas quartas-de-final pelo Cruzeiro. Já em 1999, o Social sofreu a maior baixa de sua história, sendo rebaixado para a 2a divisão. Em 2000, a campanha foi fraca e o time ficou em nono lugar. Em 2001 o resultado foi um pouco melhor e a equipe se classificou para o hexagonal final, mas terminou o campeonato em quinto lugar e permaneceu na 2a divisão.Em 2002,o Saci foi muito bem e ficou com o vice-campeonato conquistando a volta a elite mineira.No seu retorno em 2003,o clube ficou com a 9°posição,se mantendo na primeirona.Infelizmente em 2004,perdeu no saldo de gols para o Mamoré e foi rebaixado novamente,esta temporada tenta mais uma vez voltar ao grupo principal do futebol mineiro.