O Santa Luzia Futebol Clube é uma agemiação da cidade de Contagem (MG). Fundado em 14 de março de 1975, o Santa Luzia, um dos mais tradicionais clubes amadores da cidade de Contagem, está há 24 anos de filiação à Liga Desportiva do município.
Ser dirigente de um time de futebol amador não é tarefa das mais fáceis, exigindo praticamente dos diretores tempo integral, força de vontade e muita perseverança. Desde sua fundação, Carlos Olavo e Antônio Avelino, mais conhecido como Joel, foram os únicos dirigentes que participaram de todas as diretorias eleitas pela vontade dos atletas e dos conselheiros. O clube ainda possui campo próprio dotado de vestiários, alambrado e iluminação noturna, localizado à rua João Gualberto Costa nº 495, na Vila Santa Luzia.
REALIDADE Para o vice-presidente Carlos Olavo, uma das principais virtudes do clube é o de oportunizar aos atletas da região o direito de participarem de campeonatos promovidos pela Liga de Contagem. O presidente Joel diz que apesar das dificuldades financeiras que os clubes amadores vivem, o Santa Luzia mantém sob sua responsabilidade uma escolinha de futebol que recebe o nome de “Santa Luzia, Pequeno Cidadão” com um quadro de mais de cem alunos inscritos que são treinados e orientados por Martiniano, carinhosamente chamado pelos alunos de professor Matias. O profissional é formado em Educação Física, além de possuir a habilitação de técnico de futebol. O Santa Luzia atualmente disputa o campeonato da Divisão Especial, o mais importante promovido pela Liga Desportiva de Contagem, que garante ao campeão e ao vice vaga na Copa Itatiaia. O clube busca ainda ampliar sua participação dos campeonatos de base, escolinha, infantil e juvenil, sendo uma das prioridades da atual diretoria disputar essas categorias.
CONQUISTAS O Santa Luzia carrega em sua trajetória o vice-campeonato da terceira divisão de amadores em 1987, campeonato disputado por 132 clubes, subindo para a segunda divisão em 1998. Foi vice-campeão da segunda divisão no mesmo ano, sendo uma competição que contou com a participação de 48 equipes, subindo assim para a divisão de elite da época que era a primeira divisão. Conquistou ainda o vice-campeonato dos campeonatos de veteranos de 1991 e 1994, categoria que conquistou os campeonatos de 1992, 1993, 1995 e 1996, sendo o único tetra-campeão da categoria no município. Uma das mais importantes conquistas do clube foram as Copas Ressaca de 1997 e de 2007.
Fonte: Jornal O Tempo
Foto: Divulgação