A partir da implantação da Lei do Acesso e Descenso no futebol paulista, em janeiro de 1948, qual é o clube que mais vezes foi promovido e rebaixado no Paulistão?
Resposta: Esporte Clube Noroeste, de Bauru, com seis acessos e seis descensos.
E o seu mais direto perseguidor?
Resposta: Esporte Clube XV de Novembro, de Piracicaba, com cinco acessos e quatro descensos.
O clube bauruense tem o seguinte retrospecto no concernente a participações no principal certame da Federação Paulista de Futebol:
Promovido em 1953; Rebaixado em 1966;
Promovido em 1970; Rebaixado em 1981;
Promovido em 1984; Rebaixado em 1985;
Promovido em 1986; Rebaixado em 1994;
Promovido em 2005; Rebaixado em 2009;
Promovido em 2010; Rebaixado em 2011.
E não é que o alvirrubro da Cidade sem Limites pode subir novamente este ano, aumentando ainda mais a sua liderança no sobe/desce? Atualmente disputando um dos quadrangulares que definirão os quatro próximos felizardos que alcançarão a Série A1 em 2013, o Norusca tem reais possibilidades de chegar ao seu objetivo neste 2012.
Vemos na agremiação de Bauru, fundada no longínquo 1º de setembro de 1910 (centenária, portanto) um mérito extraordinário: jamais esmorece; está sempre acreditando. Se se torna difícil permanecer na elite do futebol bandeirante, o negócio é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, como bem diz uma bela música do nosso cancioneiro popular. E a cidade de Bauru, pela sua força indesmentível, faz por merecer a presença de um seu representante na vitrine do nosso jogo de bola mais pop.
Fontes:
RSSSF Brasil
O caminho da bola, de Rubens Ribeiro, FPF
Arquivo pessoal
Texto: Vicente Henrique Baroffaldi
Edição: Paulo Luís Micali