Associação Atlética Portuguesa do Sacomã – São Paulo (SP): Existiu entre as décadas de 50 a 80.

Sacomã

Sacomã é um distrito situado na região sudeste do município de São Paulo, no estado de São Paulo. Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao distrito do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã corresponde à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes, Rua Manifesto e Rua Bom Pastor, onde se encontra o terminal de ônibus Sacomã (Ipiranga).

História

O nome original do distrito era Saccoman, em homenagem à família homônima de empreendedores franceses proprietária do “Estabelecimento Cerâmico Saccoman Frères“, 1ª grande fábrica de produtos cerâmicos, especialmente telhas, do Brasil. Parte da área antes ocupada pela fábrica é, hoje, a Favela Heliópolis, a maior da cidade de São Paulo. Região historicamente de ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Desse distrito, parte a rodovia Anchieta, ponto de saída do município de São Paulo para o litoral de São Paulo. O distrito faz divisa com os distritos do Cursino e do Ipiranga e com os municípios de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA DO SACOMÃ

A Associação Atlética Portuguesa do Sacomã foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). Fundado na sexta-feira, do dia 15 de Junho de 1951, por um grupo de cinco desportistas: Antônio Pedro da Silva, Jairo Messias, Joaquim Gomes Viera, Herotides Marçal de Lima e Ismael Barbosa.

A sua Sede social ficava localizada na Rua Visconde de Magé, nº 264, no bairro do Sacomã, em São Paulo/SP.

A “Portuguesinha do Sacomã” e/ou a “Dona do Morro” conquistou vários títulos, dentre os quais os campeonatos varzeanos de 1964, 1966 e 1968. Infelizmente essa simpática agremiação acabou sendo extinta nos anos 80, deixando saudades, sobretudo, pelos moradores do Sacomã.

Revelou diversos jogadores como Luizão, Tito, Julinho, Crispim, Neguiça, Coquinho, Zan, Castilho, Beliato, Rios, Botina, Somini e outros.

HELIÓPOLIS

Heliópolis é um bairro localizado no distrito do Sacomã, na Zona Sul de São Paulo. Composto por catorze glebas, possui mais de 100 mil habitantes em uma área de quase um milhão de metros quadrados, e é destacada por ser a maior favela da cidade.

De acordo com registros da prefeitura de São Paulo, os primeiros habitantes chegaram do município de Heliópolis (Bahia) no início de 1972, e assim o local passou a ser chamado de Heliópolis.

EM PÉ (esquerda para direita): Vilsinho, Topo Gigio, Kalú, Sergio Zangarini , Airton e Castilho;
AGACHADOS (esquerda para direita): Wilson, Dário, Baltazar, João Beliato e Luisinho.

A construção do Hospital Heliópolis se iniciou no ano de 1968 e terminou um ano depois. A área construída  abrangeu, aproximadamente, três campos de futebol ali existentes, inclusive aquele reservado para a prática de Beisebol.

No local, início da década de 60, existiam aproximadamente 34 campos de futebol, sendo que um deles,  era um campo de Beisebol, reservado para uma Comunidade Japonesa .

Esses eram os times de futebol existentes na localidade e seus respectivos campos:

Floresta FC de São João Climaco;

SBR Copa Rio de São João Clímaco;

GR Flor de São João Clímaco;

SC Milionários de São João Clímaco;

Flor do Pinhal do Sacomã;

Barcelona F. C. do Jardim Seckler ;

Flor da Vila F.C. do Jardim Seckler;

Flor da Esperança ;

Leão do Morro ;

Jumbinho do Jardim Seckler ;

Guanabara ;

Vila Natália ;

Sacomã F.C. ;

Vira Copo ;

Jardim Patente ;

Zum Zum do Ipiranga ;

Halteres do Ipiranga ;

Malharia Mundial do Ipiranga ;

União Mútua FC da Vila Carioca ;

Onze Primos FC da Vila Carioca ;

Cerâmica FC de São Caetano do Sul ;

Luzalitte;

Vila Arapuá FC;

Alencar Araripe FC;

A.A. Portuguesa do Sacomã ;

Juventude F.C. ;

Guarani ;

Tricolor de São João Clímaco ;

Vila Operária ;

Irmãos Metralha do Jardim Seckler ;

Corinthians da Vila Bandeirante ;

Bangu do Sacomã;

Flamengo de São João Clímaco ;

Time de Beisebol da Comunidade Japonesa.

Reunião realizada em 1972, para a criação do “Dente de Leite” da Lusa na sede, agora estabelecida na esquina da Frei Sampaio com a Alencar Araripe (nos fundos do Bar do Seu Manoel).

Os diversos campos de futebol existentes na região, aos poucos não mais puderam ser utilizados para a prática do esporte. Desta forma, na década de 80 a Portuguesinha, bem como algumas diversas outras entidades foram extintas.

ARTES: escudo e uniforme – Sérgio Mello

FONTES: Meu acervo – Página do clube no Facebook –  Jornal A Gazeta do Ipiranga (década de 90)

2 pensou em “Associação Atlética Portuguesa do Sacomã – São Paulo (SP): Existiu entre as décadas de 50 a 80.

  1. Airton Messias

    Grande clube de futebol, fez história na várzea. Me sinto feliz de ter participado desta história nos anos setenta. Saudades dos amigos.

  2. Airton Messias

    Grande clube de futebol, fez história na várzea. Me sinto feliz de ter participado desta história nos aos setenta. Saudades dos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *