Funcionários da agência do Banco do Brasil, na cidade de Santos, fundaram a 7 de outubro de 1933, a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL, uma das mais destacadas agremiações esportistas do nosso amadorismo, bastando citar o seu patrimônio compreendido pelo imóvel adquirido à Avenida Ana Costa, 442, onde foi construída a sua sede própria no valor de 4 milhões de cruzeiros.
O clube estava filiado à Liga de Futebol Amador de Santos, à Liga Santista de Bola ao Cesto e à Liga Santista de Voleibol. Disputou o certame oficial de voleibol da cidade de Santos, tendo por cartel o título de Vice-Campeão do Torneio de Praia, de 1954, da Liga Santista de Voleibol.
Ostenta, ainda, a A.A.B.B, o título de Campeão Invicto do 1º Torneio de Tamboréu, promovido pela “Gazeta Esportiva”, tendo formado com a dupla Otávio Lopes Neves e Pavel Martins. No futebol, foi Campeão Bancário, em 1950, formando com a seguinte equipe: Moran, Teixeira, Simões, Bellet, Popo, Berjon, Januário, Ministro, Dionísio, Gil, Sérgio, Abílio, Lousada, Antero, João e Macedo.
Em sua turma de xadrez, a A.A.B.B contou com a participação do Dr. Jair de Oliveira Freitas, ex-campeão paulista e brasileiro desta modalidade.
Num dos maiores acontecimentos de sua vida esportiva, a AABB-Santos venceu o Banco Brasileiro de Descontos por 2 a 1 (tentos de Berjon e Popo), no campo da A.A. Americanae sagrou-se campeã bancária de futebol, em torneio com 13 participantes patrocinado pela Liga Santista de Futebol Amador.
Diretoria: Presidente – Lício Guimarães Kolhy; Vice-Presidente – Hélio Silveira Cisne; 1º Secretário – Paulo Alambert; 2º Secretário – Ismário Mesquita Martins da Silva; 1º Tesoureiro – Umberto Garófalo; 2º Tesoureiro – Heitor Pedrosa Borges; Diretor do Patrimônio – Dionísio V. Eiroz; Diretor Social – José Ferreira; Bibliotecário – Floriano Oliva; Diretor da Revista A.A.B.B – Milton Teixeira; Secretário – Daniel de Castro; Diretor Geral de Esportes – Décio Alberto Simão.
ESCUDO ATUAL
FONTE: