2 pensou em “A evolução do escudo do Catanduva e Catanduvense

  1. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    A cidade de Catanduva, que tem um bom estádio municipal, auternou bons e maus momentos no futebol profissional, sendo um dos injustiçados da decada de 70, que mesmo sendo campeão em 1974 da “Intermediária” (2a divisão), não participou da 1a divisão (acho que era reflexo da ditadura).

    Catanduva, que teve vários clubes no futebol profissional, com histórico de conquistas e falencias, nunca se preocupou com sua indentidade, váriando uniformes, ora azul, ora vermelho, entre outras combinações. Seus escudos nunca foram criados de forma a utilizar elementos de identidade do muncipio ou região. Na decada de 50, escudo comum da época, na decada 70, copia da Ferroviaria de Araraquara, depois um falcão europeu, e agora, este ultimo escudo, com forma copiada do novo escudo do Arsenal (muito utilizado atualmente) com uma “bruxa” ou “feiticeira” como mascote, desenhado no proprio escudo. Este desenho de uma “feiticeira” voando em uma vassoura de estorias infantis, foi utilizado na abertura do seriado americano “Feiticeira” da decada de 70.

    Mas, muitos diram, Catanduva é conhecida com cidade feitiço. daí a escolha da “feiticeira”.

    Estes slogans utilizados pelos locutores de rádio, já deixou de ser realidade, se é que foi algum dia. Eles utilizavam sem critérios ou resposabilidades, fazendo paródias com a forte influência norte-americana.

    Catanduva poderia utilizar muitos outros simbolos de sua cidade, escolhendo seu escudo com uma identidade propria, com mascote escolhido na sua propria fauna ou folclore, que é muito rica, mas pouco divulgada.

    Muitos clubes com nome “Guarani” no estado de São Paulo, utilizavam desenhos de indios “Apaches”, dado a forte influencia dos seriados e filmes de faroeste norte-americano. Este erros hoje em dia, não são mais aceitos, mas Catanduva ainda insiste na sua “feiticeira norte-americana”…

    Pior que o escudo do atual Catanduvense, só mesmo o escudo do extinto “Americana”.

  2. Rodolfo Kussarev

    Apenas deixando claro que, exceção feita ao Catanduvense Esporte e Clube (1994) que é uma continuação do Grêmio Esportivo Catanduvense (1970), nenhum dos outros tem qualquer conexão a não ser a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *