O Esporte Clube Republicano Paulista foi um time da cidade de São Paulo, ainda nos primórdios do futebol brasileiro. A equipe disputou o Campeonato Paulista da Quarta Divisão duas vezes: 1929 e 1931.
Na época era comum empresas, entidades de classe ou ofícios e até mesmo grupos de amigos organizarem equipes, a maioria dos clubes se resumiam aos jogadores, onze a quinze camisas e uma bola.
Neste tempo de amadorísmo puro, antes da criação da lei de ascesso em 1947 as equipes de outras divisões não tinham assegurado o direito de subir para a Primeira Divisão, isso acontecia ou por convite ou por uma seletiva.
Apesar disso eram disputados vários torneios pela Liga Paulista de Futebol, pela Associação Paulista de Esportes Atléticos, pela Liga dos Amadores de Futebol e pela Liga de Futebol Paulista, todas antecessoras da atual Federação Paulista de Futebol, tais como as divisões municipais ou ligas municipais e nestes campeonatos encontram-se várias equipes que foram de extrema importância para a consolidação do atual Campeonato Paulista, o a equipe disputou entre 1929 o equivalente hoje à quarta divisão.
Colaborou: Fernando Marcelino Pereira