Nos anos 60, um religioso em seus trabalhos junto aos jovens da cidade de Santos, organizava atividades dentro da sua comunidade integrando–os para a pratica de esportes. O futebol, na época era muito praticado pela população, desde crianças todos já jogavam bola, no meio da rua ou em campinhos feito em algum terreno baldio do seu quarteirão. Assim, em primeiro de Maio de 1960, este ilustre santista, Padre Paulo Horneaux de Moura e os garotos moradores nas Ruas Paulo Moutinho, Campos Melo e Henrique Ablas fundaram o Grêmio Esportivo Athié para disputar jogos amistosos na categoria Sub-15 (Infantil).
Com intenção de homenagear outra personalidade muito querida na cidade, decidiram escolher o nome Gremio Esportivo Athié para o o seu time. O homenageado, Athié Jorge Coury, um grande esportista, foi durante muitos anos goleiro do Santos F. C. e desde 1945 (até 1971) éra o seu Presidente além de exercer cargo de Deputado Federal pelo nosso Estado.
No inicio o G. E. Athié jogava suas partidas aos domingos cedo e descalço na categoria infantil. Com os meninos chegando a idade adulta, passaram a jogar de chuteiras no domingo a tarde já como time juvenil. Conseguiram reconhecimento pelo bonito futebol que jogavam e sempre eram convidados para os festivais dos times da cidade.
Foto: Jair Siqueira