Olimpíada de 1964 – Vicente Feola no comando e Roberto Miranda em campo

Ainda no tempo do amadorismo no futebol olímpico, o Brasil enviou uma Seleção comandada pelo então campeão mundial de 1958, o técnico Vicente Feola, para disputar a Olimpíada de Tóquio, em 64. Numa competição que contava com 14 equipes (inicialmente eram 16, mas Itália, com uma equipe profissional, e Coreia do Norte, com problemas internos, não participaram), o Brasil ficou em 9º lugar.

Vicente Feola

De fato, não foi uma campanha inspiradora. Depois do empate em 1 a 1 na estreia com a extinta República Árabe Unida, o Brasil venceu a Coreia do Sul por 4 a 0. Chegou à última rodada da primeira fase precisando apenas de um empate, mas perdeu por 1 a 0 para a Tchecoeslováquia e ficou de fora das quartas-de-final.

No entanto, engana-se quem pensa que nada foi aproveitado dessa competição. Roberto Miranda, que era jogador daquela equipe, mais tarde viria a disputar a Copa do Mundo de 70, no México, quando o Brasil conquistou o tricampeonato.

Confira a ficha técnica de Brasil 0 x 1 Tchecoeslováquia:

Tchecoslováquia
Anton Svajlen; Anton Urban, Vladimir Weiss, Zdenck Picman e Stefan Matlak; Karel Nepomucky, Jan Brumovsky e Jozef Vojta; Frantisek Valosek, Frantisek Knebort e Vojtech Masny

Brasil
Hélio Dias (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz II (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Eliseu (Santos) e Ivo Soares (Flamengo); Roberto Miranda (Botafogo), Zé Roberto (São Paulo), Mattar (Comercial-SP) e Caravetti (Palmeiras)
Técnico: Vicente Feola.

Data: 16 de outubro de 1964
Competição: Jogos Olímpicos de Tóquio
Local: Estádio Omiya, em Tóquio, no Japão
Árbitro: Asghar Techerani

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *