Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio assina acordo de cooperação com Ministério do Esporte da França

Secretária de Estado de Esporte e Lazer, Marcia Lins e o Minitro dos Esportes francês, David Douillet

O ministro do Esporte da França, David Douillet, e a secretária estadual de Esporte e Lazer, Marcia Lins, assinaram nesta terça-feira (20/03/12), na sede do Ministério do Esporte francês, em Paris, o acordo administrativo entre os dois governos.

 A cooperação será implementada por meio de troca de informações, pelas ações de formação, pelo envio de peritos, pelo intercâmbio de atletas e pela organização de seminários nas áreas de governança desportiva, a formação e o desempenho em alto nível, a obtenção e a organização de grandes eventos esportivos, a formação de dirigentes esportivos, a proteção dos atletas e a luta contra o doping, o suporte e a luta contra as discriminações, a inserção social pelo esporte, a luta contra os resultados manipulados e as apostas ilegais, o papel das empresas no esporte, a referência para o desenvolvimento sustentável nos projetos esportivos e o intercâmbio entre as universidades.

 “Este é o início de um processo de consolidação do Rio de Janeiro como o destino mundial do esporte, como uma potência esportiva e como o estado em que mais se pratica esportes no Brasil. O Rio tem um calendário único pela frente, como Copa das Confederações, Copa América, Campeonato Mundial de Judô, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. A gente precisa de cooperação e experiência internacional para nos ajudar na organização desses eventos”, disse a secretária Marcia Lins.

 O ministro francês, bicampeão olímpico e tetracampeão mundial de judô, disse que os olhos do mundo estão voltados para o Brasil e revelou que defendeu que o Estado do Rio de Janeiro seja um modelo de inspiração a ser seguido pelo governo francês.

“Eu criei um órgão estratégico para nos fazer presentes em conselhos esportivos internacionais. Queremos o conhecimento e a experiência dos brasileiros que executaram o planejamento das candidaturas à Copa e às Olimpíadas de forma exemplar”, elogiou David Douillet.

No fim da assinatura do acordo de cooperação, a secretária Marcia Lins presenteou o ministro com um retrato do rei Pelé feito pelo artista brasileiro Romero Brito.

Visita ao Instituto Nacional do Esporte

Pela manhã, a secretária estadual de Esporte e Lazer visitou o Instituto Nacional do Esporte (Inesp), uma instalação de 28 hectares de área que abriga 630 atletas de 21 modalidades esportivas. São atletas selecionados do ensino médio francês, das universidades e também aqueles que treinam para conquistarem índices olímpicos.

O local tem instalações de alto nível para treinamento e estudo dos atletas, incentivando o esporte como ciência. Um dos objetivos do Inesp é dar condições para que os atletas tenham alguma profissão ligada ao esporte mesmo depois de pararem de competir.

Durante a visita, a delegação liderada pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro encontrou quatro atletas da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, que treinam para o campeonato mundial do esporte, que será disputado a partir do dia 25 de abril em Dortmund, na Alemanha. Em outro ginásio, a delegação encontrou um carioca, da seleção brasileira masculina de luta olímpica. Diego da Silva Rodrigues compete na categoria pesado, até 96 kg, e revelou que só conseguiu investir no intercâmbio na França graças ao programa bolsa atleta.

“O Brasil até tem alguns pólos de excelência em modalidades isoladas, mas aqui no Inesp são várias modalidades juntas, como uma grande vila olímpica. Este intercâmbio entre vários esportes tem muito a contribuir para o atleta, seja ele de qualquer modalidade”, destacou o campeão olímpico de judô em Barcelona-92, Rogério Sampaio.

“O que impressiona é que aqui as coisas funcionam mesmo. Tem instalações e atletas de alto nível treinando para os jogos olímpicos”, destacou o técnico tetracampeão mundial, Carlos Alberto Parreira.

Um local que chamou a atenção de toda a comitiva, formada também pelo campeão de jiu-jitsu e lutador de MMA Vitor Belfort, pelo medalhista olímpico no atletismo Robson Caetano e pelo tricampeão mundial de futebol Paulo Cesar Caju, foi a câmara de criogenia. O atleta entra numa espécie de sauna para congelar, numa temperatura de até 110 graus negativos. A técnica tem o objetivo de acelerar a recuperação muscular e cardiovascular depois de muito esforço físico.

“Isto é bem melhor do que a minha banheira de gelo”, disse o lutador Vitor Belfort.

“Isto aqui é bem melhor porque é seco. Eu treinava na África do Sul com vento e umidade. A sensação térmica é congelante”, concluiu o tetracampeãoarlos Alberto Parreira, que foi técnico da África do Sul na Copa do Mundo de 2010.

Como definiu o ministro francês: “Investir em esporte garante economia em outras áreas governamentais”, afirmou o executivo e ex-atleta, David Douillet.

 

Fotos: Marcelo Santos

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *