Brasileiro da Série C-2012 – De cara nova, CBF divulga tabela

Além do ‘Bye, bye de Ricardo Teixeira’, A Diretoria de Competições da CBF divulgou na manhã desta segunda-feira (12/03/12) a tabela do Campeonato Brasileira da Série C 2012. Neste ano, a competição sofreu mudanças. Na 1ª fase as 20 equipes foram divididas em dois grupos de 10, e a competição terá duração de quase um semestre (de 27 de maio a 4 de novembro). Ano passado, as equipes foram divididas em quatro chaves de cinco clubes.

Os grupos ficaram da seguinte forma: Fortaleza, Guarany e Icasa, todos do Ceará; Santa Cruz e Salgueiro, de Pernambuco; Águia de Marabá e Paysandu, do Pará; Luverdense EC e Cuiabá, de Mato Grosso; e Rio Branco, do Acre, formam o Grupo A.

Já o Duque de Caxias FC, Macaé Esporte e Madureira, serão os representantes do Rio de Janeiro; Santo André e Oeste, de São Paulo; Brasiliense, do Distrito Federal; Chapecoense, de Santa Catarina; Vila Nova, de Goiás; Caxias, do Rio Grande do Sul; e Tupi de Juiz de Fora, de Minas Gerais compõem o Grupo B.

 

Nesta primeira fase os 20 clubes se enfrentarão dentro do próprio grupo, em turno e returno. Após as 18 rodadas, os quatro primeiros colocados de cada chave se classificarão para a 2ª fase, que será disputada no sistema de mata-mata. Nesta etapa, o primeiro de um grupo pega o quarto colocado do outro e o segundo enfrenta o terceiro.

 Após os dois confrontos diretos, os quatro vencedores já garantem o acesso à Série B de 2013 e passam às semifinais, que será disputada também em jogos de ida e volta. Os ganhadores desta fase de enfrentam na final, que definirá o campeão da Série C 2012.

 

Grana à vista para os clubes da Terceirona

Outra grande mudança é com relação à verba. Pela primeira vez, a CBF dará um suporte financeiro aos clubes da Série C, com pagamentos de passagens e hospedagens das delegações. Além disso, há a possibilidade do canal Sportv transmitir algumas partidas, o que pode proporcionar patrocínios mais dignos aos clubes.

 Em relação a 2011, serão oito novidades na Série C. Foram promovidos da Série D Tupi de Juiz de Fora, Santa Cruz, Cuiabá e Oeste. Por outro lado, foram rebaixados da Série B Duque de Caxias, Icasa, Vila Nova e Salgueiro.

 Com a promoção do Oeste, o Estado de São Paulo continua a contar com dois times, já que o Santo André permaneceu e o Marília caiu à Série D. Além disso, a competição também contará com clubes tradicionais, como Santa Cruz, Fortaleza, Paysandu e Vila Nova.

 Confira a 1ª rodada da Série C:

Domingo (27/05)

Grupo A

Santa Cruz (PE)      x          Guarany (CE)

Paysandu (PA)        x          Luverdense (MT)

Fortaleza (CE)         x          Águia de Marabá (PA)

Cuiabá (MT)             x          Icasa (CE)

Rio Branco (AC)      x          Salgueiro (PE)

 

Grupo B

Madureira (RJ)         x          Brasiliense (DF)

Santo André (SP)    x          Chapecoense (SC)

Vila Nova (GO)        x          Oeste (SP)

Caxias (RS)              x          Macaé Esporte (RJ)

Tupi (MG)                  x          Duque de Caxias (RJ)

Veja abaixo a tabela completa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO B

 

 

 

 

 

 

 

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *