Marítimo Futebol Clube – Niterói (RJ)

A narrativa sempre varia da quantidade de informações. Contar a história dos grandes clubes há uma gama de subsídios, possibilitando uma matéria rica. Mas quando a equipe é humilde, modesta e com poucas informações? Aí o que vale é contar com o carinho e o respeito que todos os times merecem ser tratados.

Seguindo esse enfoque, apresento mais um time esquecido e que foi “desenterrado” pelo Pesquisador e Historiador Auriel de Almeida: Marítimo Futebol Clube. Abaixo mais um escuro raro encontrado.

O time niteroiense, Fundado em 1917 por Euclides Corrêa, ficava no charmoso Bairro de Charitas, localizado na Avenida Quintino Bocaiúva, sem número. O seu uniforme (desenho abaixo): camisa vermelha, calções brancos, mais um clube inspirado no América Football Club. Desenhado a partir de uma foto encontrada.

O Marítimo começou a ganhar algumas linhas nos jornais, nos anos 30, quando venceu a Sub-Liga da Associação Niteroiense de Esportes Atléticos (ANEA). Depois faturou alguns campeonatos da Segunda Divisão de Niterói nos anos 40 e só ganhou espaço com a separação do amadorismo com o profissionalismo na década de 50. Em 1957, o Marítimo Futebol Clube conquistou o Campeonato de Niterói, no amador, enquanto o Fonseca levou a taça no profissional.

Da mesma forma como não há informação sobre a sua fundação, o Marítimo naufragou silenciosamente. Atualmente, existe o Aero Clube Charitas, na Avenida Quintino Bocaiúva, contudo não há nenhum indicio que os dois tenham alguma relação em comum. Assim, mais um time desapareceu dos gramados, mas, ao ser resgatado ganhou vida eterna no coração dos apaixonados pela historia do futebol carioca, fluminense e brasileiro.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Marítimo Futebol Clube – Niterói (RJ)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Valeu André! Mas só foi possível graças as preciosas informações do nosso amigo Auriel de Almeida, assim como nas postagens do Metalúrgico, Tiradentes e Espanhol. É bacana quando depositam confiança na gente! Gostaria de agradecer publicamente ao Auriel.
    E a você André mais uma vez obrigado pelas palavras de incentivo!
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *