No encerramento da primeira fase da Copa Rio Sub-17 as surpresas foram Corinthians Paulista (SP) e Fluminense (RJ) que perderam e deram adeus precoce ao torneio nacional. No mais… Os favoritos seguem firmes e fortes na próxima fase. Dos 14 classificados, cinco são equipes do Rio de Janeiro (Audax Rio, Botafogo, Flamengo, Vasco e Volta Redonda); dois de Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético Mineiro), Bahia (Vitória e Bahia) e Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional de Porto Alegre); e com um representante os estados de São Paulo (Palmeiras), Paraná (Coritiba) e Santa Catarina (Figueirense).
Em partida realizada na manhã deste sábado (03/03/12), no Estádio Arthur Sendas, em São João de Meriti, o Grêmio (RS) derrotou o Bangu (RJ) por 3 a 0 no encerramento do Grupo C da Copa Rio Sub 17. Murilo (foto abaixo), Tilica e Tontini marcaram os gols do tricolor gaúcho que manteve os 100% de aproveitamento e a liderança isolada com nove pontos ganhos.
Já os Mulatinhos Rosados terminaram a competição na lanterna sem pontuar. Na outra partida do grupo, que valia a segunda vaga, o Audax Rio (RJ) venceu o Fluminense (RJ), também por 3 a 0, e carimbou a sua passagem para a próxima fase como segundo colocado chegando aos seis pontos. Os tricolores, com três, estão eliminados.
No confronto de opostos o que se viu na etapa inicial foi uma partida fraca tecnicamente com os dois times errando muitos passes. Já classificado para a segunda fase o Grêmio entrou com uma equipe recheada de reservas e a falta de entrosamento era nítida. Já o time da Zona Oeste não tinha forças para esboçar uma possível reação contra a equipe do sul. De emoção mesmo no primeiro tempo, apenas uma cabeçada do volante gaúcho José Augusto que passou por cima do travessão.
Na etapa final o Grêmio voltou mais disposto e imprimindo ritmo forte abriu o marcador logo aos oito minutos no chute de fora da área do meia Murilo. Mesmo após a marcação do gol o tricolor dos Pampas pressionou, mas os atacantes pecavam nas finalizações.
Aos 16, Marcelo, da entrada da área, bateu por cima do travessão. Nove minutos depois foi à vez de David receber pela direita e chutar em cima do goleiro Matheus. O Bangu só foi assustar o arqueiro Vitor aos 33 num chute do meia Japona que passou a esquerda da meta.
Já em ritmo de treino o Grêmio marcou mais duas vezes. Aos 36 minutos, após boa troca de passe, a bola sobrou para Tilica, que bateu colocado, e aos 39, foi à fez de Tontini dar números finais a partida.
GRÊMIO 3 X 0 BANGU
Local: Estádio Arthur Sendas, em São João de Meriti
Arbitragem: Carlos Borges Ferraz
Auxiliares: Douglas Vinícius Peixoto de Andrade e Anderson Salgado Duque
Cartão amarelo: Duda (Grêmio)
GRÊMIO (RS): Vitor, André, Pelegrini, Matheus Silva e Erick Villela (Marcelo, depois Cambria); Duda, José Augusto (Tilica), Murilo e Diego; David (Tontini) e Vico (Erik). Técnico: Alexandre Sebben
BANGU (RJ): Matheus, Rômulo, Sá (Bruno), Marinho (Aleixo) e Medina; Ruggeri, Enio, Japona (Higor) e Matos (Claudio); Sidney (Gaguinho) e Fabrício. Técnico: Márcio Alexandre.
Coxa vence e garante a liderança da chave
Na manhã deste sábado (03/03/12), no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, em São João da Barra, o Coritiba goleou o ECPP Vitória da Conquista por 5 a 3 e assegurou o primeiro lugar do Grupo G da Copa Rio Sub-17.
Com o resultado, os paranaenses permanecerão na cidade do Norte Fluminense e aguardam o próximo adversário, que será Flamengo ou Bahia, para a partida da próxima segunda-feira, às 18 horas.
Nem mesmo o forte calor impediu que o Coritiba conseguisse impor seu melhor ritmo. Aos 10 minutos, aproveitando cobrança de escanteio pela esquerda, Ernesto abriu o marcador que, três minutos depois, foi ampliado por Eduardo.
Aos 18, após jogada rápida pela direita, Jean arrematou e fez o terceiro gol. Arrasador, o alviverde chegou ao quarto gol com Luccas Barreto, de fora da área, acertou belo chute aos 25.
Ainda na primeira etapa, o ECPP Vitória da Conquista descontou duas vezes. Douglas, de fora da área, aos 29, e São Paulo, aos 40, de pênalti.
No segundo tempo, aos 18, Matheus Felipe, que recebeu passe de Jean, fez o quinto gol do Coritiba e São Paulo voltou a diminuir para os baianos, aos 38, após cruzamento pela esquerda, fazendo o último gol da partida, apitada por Wellington Vicente.
Resultados da última rodada, neste sábado (03/03/12):
Grupo A – Figueirense (SC) 2 x 1 Macaé Esporte (RJ) e Palmeiras (SP) 4 x 1 Serra Macaense (RJ). Grupo B – Cruzeiro (MG) 1 x 0 Corinthians(SP) e Volta Redonda (RJ) 9 x 0 Santos (RO). Grupo C – Grêmio (RS) 3 x 0 Bangu (RJ) e Audax Rio (RJ) 3 x 0 Fluminense (RJ). Grupo D – Royal SC (RJ) 1 x 0 Tarumã (AM) e Bahia (BA) 5 x 2 Flamengo (RJ). Grupo E – Atlético Mineiro (MG) 3 x 1 Resende (RJ) e Vitória (BA) 2 x 1 Itatiaia (RJ). Grupo F – Friburguense (RJ) 3 x 2 Vilavelhense (ES) e Internacional (RS) 5 x 1 Botafogo (RJ). Grupo G – Coritiba (PR) 5 x 3 Vitória da Conquista (BA) e Vasco (RJ) 6 x 0 São João da Barra (RJ).
�
Classificação final
Grupo A: 1º) Palmeiras (SP), 9 pontos; 2º) Figueirense (SC), 4; 3º) Macaé Esporte (RJ), 3; 4º) Serra Macaense (RJ), 1.
Grupo B: 1º) Cruzeiro (MG), 6 pontos (saldo: 9); 2º) Volta Redonda (RJ), 6 (saldo: 7 / gols pró: 10); 3º) Corinthians (SP), 6 (saldo: 7 / gols pró: 8); 4º) Santos (RO), 0.
Grupo C: 1º) Grêmio (RS), 9 pontos; 2º) Audax Rio (RJ), 6; 3º) Fluminense (RJ), 3; 4º) Bangu (RJ), 0.
Grupo D: 1º) Bahia (BA), 9 pontos; 2º) Flamengo (RJ), 6; 3º) Royal SC (RJ), 3; 4º) Tarumã (AM), 0.
Grupo E: 1º) Atlético Mineiro (MG), 9 pontos; 2º) Vitória (BA), 6; 3º) Itatiaia (RJ), 1 (saldo: -2); 4º) Resende FC (RJ), 1 (saldo: -4).
Grupo F: 1º) Internacional (RS), 9 pontos; 2º) Botafogo (RJ), 6; 3º) Friburguense (RJ), 3; 4º) Vilavelhense (ES), 0.
Grupo G: 1º) Coritiba (PR), 9 pontos; 2º) Vasco (RJ), 6; 3º) Vitória da Conquista (BA), 3; 4º) São João da Barra (RJ), 0.
�
Rodada da 2ª fase começa nesta segunda-feira (05/03/12):
Após a conclusão da última rodada da 1ª fase da Copa Rio Sub-17, 14 equipes seguem vivas na luta pelo título. Os playoffs começam nesta segunda-feira (05/03/12) com sete jogos:
Palmeiras (SP) x Botafogo (RJ), às 15h, no Estádio Moacyr, Moacyrzão, em Macaé;
Audax Rio (RJ) x Vitória (BA), às 10h, no Estádio Arthur Sendas, em São João de Meriti;
Atlético Mineiro (MG) x Cruzeiro (MG), às 11h, no Estádio Municipal Antônio Corrêa, em Itatiaia;
Coritiba (PR) x Flamengo (RJ), às 18h, no Estádio Manoel Viana de Sá, em São João da Barra;
Volta Redonda (RJ) x Grêmio (RS), às 14h15, no CT Volta Redonda
Bahia (BA) x Vasco (RJ), às 15h, no Estádio Paulo Fernandes, da Colina, em Barra do Piraí;
Internacional (RS) x Figueirense (SC), às 19h, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.
Regulamento do torneio
Os vencedores dos jogos da segunda fase se classificam, dando um total de sete clubes. O oitavo e último time a compor as Quartas-de-finais sairá do melhor das sete equipes eliminadas, que será definida pelos seguintes critérios de desempates:
Maior número de pontos ganhos na segunda fase
Maior número de gols pró no tempo normal de jogo na segunda fase
Maior número de gols pró-obtidos na disputa de pênaltis na segunda fase
Maior saldo de gols na primeira fase
Maior número de pontos ganhos na primeira fase
Depois as quartas-de-finais, semifinais e decisão serãodisputados em jogo único. Caso a partida termine empatada, o vencedor será conhecido na decisão por pênaltis.
Fotos: Fábio Menezes