O Qatar superou as dificuldades e conseguiu a sua classificação para a fase final das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil, ao empatar com o Irã, por 2 a 2, na rodada final da primeira fase. O selecionado, que é comandado pelo brasileiro Paulo Autuori, ficou com a segunda colocação no Grupo E, somando dez pontos, em seis partidas disputadas (duas vitórias e quatro empates).
“Hoje, depois de muito tempo, vejo a população do Qatar falar de sua própria seleção, que conseguiu uma classificação que para muitos era uma das tarefas mais difíceis, já que não podia perder para o Irã no seu compromisso derradeiro”, relata o técnico brasileiro Leonardo Vitorino, do Al Gharafa, um dos times mais tradicionais do Qatar.
“O sonho do futebol do Qatar continua e, para todos nós que trabalhamos no País, é imensamente positivo esse objetivo estar dando continuidade, justamente nas mãos de um treinador brasileiro. Aliás, mais uma vez, o futebol brasileiro está bem representado no Mundo Árabe com as classificações de Iraque e Qatar na próxima fase, sob os comandos de Zico e Paulo Autuori, respectivamente”, acrescenta Leonardo.
Na sequencia das Eliminatórias Asiáticas, as seleções serão divididas em dois grupos, que serão formados através de um sorteio. O primeiro e o segundo colocados de cada chave garantirão automaticamente a vaga para a Copa do Mundo, enquanto os dois terceiros medirão forças em uma repescagem, cujo vencedor enfrentará o quinto colocado da América do Sul na disputa da última vaga.
“Acredito que, a partir de agora, os jogos continuarão sendo muito difíceis, mas essa passagem de fase mostra que o trabalho que está sendo feito por todos segue um caminho certo. Isso faz com que os jovens que jogam nas bases de todos os clubes sonhem em chegar um dia a um Mundial”, finaliza Vitorino.
Foto: Divulgação/ASE