Ararigboya Fottball Club – Niterói / RJ

Reeditando e corrigindo a catalogação com escudo inédito de um dos primeiros participantes do campeonato fluminense.

O Ararigboya Fottball Club foi pioneiro nos campeonatos niteroienses e fluminenses, sendo bi-campeão, no segundo e terceiro campeonatos. Participou de muitos campeonatos nas décadas de 10 e 20, para provavelmente ser extinto na década de 30.

 

Fonte: Auriel de Almeida.

(*)  O desenho do modelo utilizado para representar o uniforme foi redesenhado do “Guia Oficial 2009 do Campeonato Paulista, do editor Rodolfo Kussarev.

Segundo Auriel de Almeida, historiador e membro deste blog, esclarece que o pioneiro Ararigboya Fottball Club era alvi-verde, do bairro de Santa Rosa, conhecidos como os periquitos, e que desapareceu na decada de 30. O Araribóia Futebol Clube alvi-rubro era do Bairro de Fátima, sem relação com o anterior. Disputou mais campeonatos de basquete, e apareceu constantemente nos jornais fluminenses dos anos 40-60.

 

3 pensou em “Ararigboya Fottball Club – Niterói / RJ

  1. Antonio Mario Ielo Autor do post

    Sergio, obrigado

    O ano de fundação foi inserido.

    Boa observação, quanto ao formato das letras “AFC”.
    Vc teria as datas de mudança do escudo do America carioca, o pai de todos os “Americas” do Brasil.
    Quando houve a mudança do escudo com monograma para as letras circunscritas internamente no circulo, mas com “curvas”? Foi quando alterou as cores?

    O América de Curitiba, que existiu até 1924, ao fusionar para originar o Clube Atlético Paranaense, tinha o seu escudo as letras circunscritas internamente no circulo com “curvas”, igual ao escudo do America Carioca após mudança do escudo com o monograma, que é “ligeiramente” diferente do escudo atual para leigos, mas significativo para nós.

    É possivel concluir que o primeiro escudo do Ararigboya era apenas uma estrela, e na decada de 20, passou a ter as letras circunscritas internamente no circulo com “curvas”, como o América de Curitiba, inspirado no carioca da época.

    Aguardo opiniões para fazer a alteração.

    Abs.

  2. Sergio Mello

    Ielo, o Ararigboya F.C. fundado no domingo, no dia 19 de Janeiro de 1914. Importante acrescentar essa informação!
    Uma coisa. Tirando a estrela o resto é idêntico ao escudo do América, certo? Porém esse formato do escudo do América só ganhou esses contornos arredondados, inclusive a sigla AFC após a extinção do Ararigboya FC.
    Creio que a inspiração deve ter sido com o escudo do América nos anos 10, ok?

    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *