Série B do Rio começa neste sábado, com gente conhecida

O Campeonato Carioca da Série B, que contará com a participação de 21 clubes, terá início neste sábado (04/02/2012), com 10 jogos. E, antes da competição começar um fato curioso. Após décadas, a capital terá menos times do que outra região do Estado. Em 2012, o Norte Fluminense contará com 6 (seis) equipes: Serra Macaense, de Macaé; AA Carapebus, de Carapebus; Rio Branco, de Campos; Quissamã FC, de Quissamã; Goytacaz, de Campos; e São João da Barra FC, do município homônimo.  

Manoel Neto (E), maior técnico vencedor da Segundona com Sete (07) acessos, comandará o Barra de São João F.C.

Em seguida aparece a Capital com 5 (cinco) times: São Cristóvão F.R.; Ceres, de Bangu; AA Portuguesa Carioca, da Ilha do Governador; Juventus FC, de Bonsucesso; e América Football Club, da Tijuca (apesar do time treinar e jogar no Distrito de Edson Passos, em Mesquita, vale o endereço oficial de um clube: a sua sede).

A Baixada Fluminense terá 4 (quatro) representantes: Artsul FC, do Distrito de Austin, em Nova Iguaçu; Mesquita FC, de Mesquita; Tigres do Brasil, do Distrito de Xerém, em Duque de Caxias; Audax Rio, de São João de Meriti.

Com dois representantes aparecem três regiões: Sul Fluminense com Barra Mansa e Angra dos Reis; a Região dos Lagos com Cabofriense e Sampaio Corrêa; e a Região Serrana com o caçulinha Imperial Futebol Clube (que comprou o Estácio de Sá), de Petrópolis, e Teresópolis FC.

 

Com duas Copas do Mundo, Valdo será o treinador do Serra Macaense

Valdo, ex-Seleção Brasileira, comandará o Serra Macaense

Natural de Siderópolis (SC), Valdo Cândido Filho, ou simplesmente Valdo será o ilustre conhecido na Segundona do Rio. Aos 48 anos, completados no último dia 12, o ex-meia tem um currículo para poucos. Com duas décadas de carreira, dentro de campo, Valdo (foto) começou no Grêmio (1984-87) e depois rodou por grandes clubes:

Benfica, de Portugal (1988-91 e 1995-97); Paris Saint-Germain (1991-95); Nagoya Grampus Eight, do Japão (1997-98); Cruzeiro (1998-00); Santos (2000-01); Sport Recife (2001); Atlético Mineiro (2001-02); Juventude (2002); São Caetano (2003); e Botafogo (2003-04).  Num total de 590 jogos e 75 gols.

Pela Seleção Brasileira, Valdo disputou duas Copas do mundo: em 1986 (reserva) e 1990 (titular), com 65 jogos e seis gols.

 A carreira de treinador começou em 2009, quando assumiu o União Rondonópolis (MT), mas acabou demitido, em fevereiro daquele mesmo ano. No último mês de junho de 2011, ele assumiu a gerência profissional do Serra Macaense Futebol Clube durante o Campeonato Estadual da Série B do Rio de Janeiro. E agora terá a responsabilidade de levar a equipe do Norte Fluminense, pela primeira vez em sua curta história, a elite do Rio.

O Juventus, de Bonsucesso, espera surpreender na Segundona do Rio

 Regulamento

Nesta primeira fase as equipes serão distribuídas em dois grupos com 10 e 11 times. No Grupo A: Artsul, Barra Mansa, Carapebus, Ceres, Mesquita, Quissamã, Rio Branco, São Cristóvão, Serra Macaense, Teresópolis e Tigres do Brasil. No Grupo B: América, Angra dos Reis, Audax, Cabofriense, Goytacaz, Imperial, Juventus, Portuguesa, Sampaio Correa e São João da Barra.

 Acesso

Nesta fase os times se enfrentarão dentro da chave, em turno e returno, classificando-se para a fase final os Cinco primeiros colocados de cada grupo e mais os dois de melhor índice técnico, independentemente da chave, dando um total de 12 equipes, que formarão o Grupo C.

A partir daí os 12 times jogarão em turno e returno e o campeão e o vice garantirão o acesso a Primeira Divisão do Rio, em 2013. A competição termina em julho.

 Rebaixamento

Mas nem todos viverão de sonhos. O pesadelo também faz parte do espetáculo. E, nesse caso, não custa nada que cada clube contrate um matemático, pois poderá necessitar de seus serviços.

As Seis equipes de menor índice técnico, independentemente do grupo, integrarão o Grupo X (o Grupo da Morte), onde jogarão entre si, em turno e returno. Os três últimos colocados descerão para o Campeonato Carioca da Série C, em 2013.

A questão complexa é a fórmula para entender quem serão os seis times escolhidos. ‘Tirando o meu da reta’, reproduzirei o que consta no regulamento da Segundona, que diz: “Art. 5º – Comporão o grupo X as seguintes associações: 1ª de menor Ind. Técnico. 2ª de menor Ind. Técnico 3ª de menor Ind. Técnico 4ª de menor Ind. Técnico 5ª de menor Ind. Técnico 6ª de menor Ind. Técnico.

Parágrafo único: – Para fins de composição do grupo X, havendo empate em índice técnico, serão adotados os seguintes critérios: I – Melhor saldo de gols; II – Menor número de cartões, somados os amarelos e vermelhos (inclusive expulsões de membros da comissão técnica). Cada cartão vermelho ou expulsão corresponde a 03 cartões amarelos; III – Sorteio”.

Primeira Rodada

Grupo A

Jogo

Dia

Data

Hora

1ª Rodada

ESTÁDIO

1

4/fev

Sab

16:00

Barra Mansa

x

Artsul

Leão do Sul

2

4/fev

Sab

16:00

São Cristóvão

x

Serra Macaense

Figueira de Melo

3

4/fev

Sab

16:00

Carapebus

x

Mesquita

Antonio Carneiro

4

4/fev

Sab

16:00

Ceres

x

Tigres

João Francisco

5

4/fev

Sab

16:00

Rio Branco

x

Quissamã

Godofredo Cruz

 

1ª Rodada

Jogo

Dia

Data

Hora

 

 

 

ESTÁDIO

6

4/fev

Sab

16:00

Audax

X

Sampaio Correa

Arthur Sendas

7

4/fev

Sab

16:00

Goytacaz

X

Cabofriense

Ari de Oliveira

8

4/fev

Sab

16:00

Imperial

X

Portuguesa

Arthur S. de Toledo

9

4/fev

Sab

16:00

Angra dos Reis

X

São João da Barra

Jair Toscano

10

4/fev

Sab

16:00

América

X

Juventus

Edson Passos

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *