O resultado desta campanha foram cinco conquistas naquele ano: Campeão Carioca; além dos títulos: Troféu Sérgio de Loreto; Troféu Torre Sport Club; Troféu Agência Hudson; e Troféu Jornal do Commércio de Pernambuco.
Naquele ano, no primeiro jogo, numa sexta-feira, no dia 16 de janeiro, o Flamengo conquistou o Troféu Torre Sport Club, ao vencer o Torre S.C. por 3 a 1, no Estádio da Avenida Malaquias (de propriedade do Sport Recife, localizado atrás do atual Museu do Estado, na Avenida Rui Barbosa, inaugurado em 1919). Os atacantes Junqueira, duas vezes e Moderato marcaram para o Rubro-Negro.
Flamengo: Ismael, Penaforte, Telefone, Hermínio, Seabra, Elmir, Nilton, Vadinho, Benevenuto, Junqueira e Moderato.
Quarenta e oito horas depois, num domingo, o Mengão voltou a campo. Jogando no mesmo estádio conquistou outro caneco: Troféu Agência Hudson, ao empatar com o Sport Recife em 3 a 3, com gols de Antoninho (dois tentos) e Vadinho.
Como mandava a regra de gentileza da época, com o empate, o título era cedido aos convidados. Flamengo: Ismael, Penaforte, Telefone, Moura, Seabra, Hermínio, Nilton, Vadinho, Antoninho, Junqueira e Moderato.
Quatro dias depois, veio o terceiro título: Troféu Jornal do Commércio de Pernambuco. Numa quinta-feira à tarde, de forma incontestável, o Flamengo goleou o Santa Cruz por 3 a 0, no aconchegante Estádio da Avenida Malaquias. Novamente, Vandinho foi o destaque com dois gols, enquanto Moderato completou o placar.
Flamengo: Ismael, Penaforte, Telefone, Moura, Antoninho, Benevenuto, Nilton, Leite de Castro, Vadinho, Moderato e Elmir.
Sem nenhum dos grandes dos Pernambuco conseguir triunfar em cima do Flamengo, só restava uma solução: montar uma seleção para enfrentar o Mengão.
Então, no domingo, no dia 25 de janeiro, valendo o Troféu Sérgio Loreto, o Flamengo enfrentou o Selecionado Pernambucano da LPDT (liga Pernambucana de Desportos Terrestres), no Estádio da Avenida Malaquias.
Com um futebol de primeira grandeza, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, com dois gols do atacante Vadinho. Os pernambucanos ainda tiveram a chance de marcar o tento de honra no final, quando o árbitro marcou um pênalti pra lá de duvidoso. Contudo, o arqueiro rubro-negro, Ismael defendeu, sem dar rebote, decretando o quarto caneco em solo recifense.
Flamengo: Ismael, Penaforte, Telefone, Hermínio, Seabra, Moura, Nilton, Vadinho, Antoninho, Junqueira e Moderato.
Antes de retornar ao Rio, o Flamengo realizou o último jogo. Num amistoso contra o América (na época era um dos grandes de Pernambuco), na terça-feira, do dia 27 de janeiro, realizado no estádio América Parque, de propriedade do América, localizado no bairro da Jaqueira, em Recife (PE). E o Mengão fechou com chave-de-ouro ao golear por 6 a 1. Os gols foram assinalados por Junqueira (quatro gols), Vadinho e Leite de Castro.
Flamengo: Ismael, Penaforte, Telefone, Antoninho, Seabra, Moura, Nilton, Leite de Castro, Vadinho, Junqueira e Moderato.
O Flamengo voltou ao Rio, trazendo na bagagem, quatro troféus, com quatro vitórias e um empate; marcando 17 gols e sofrendo cinco; saldo de 12 tentos. Os artilheiros foram Vadinho e Junqueira, ambos com seis gols. Depois aparecem Antoninho e Moderato, cada um com dois tentos; e Leite de Castro com um.
Fonte de pesquisa: Revista Pernambuco e Jornal dos Sports
Fotos: Revista Pernambuco