O União Atlético Clube foi uma agremiação do município de Santa Maria Madalena, localizado no Centro Fluminense do estado do Rio de Janeiro, fica a 219 km da capital. A localidade conta com uma população de 10.282 habitantes, segundo o censo do IBGE/2012.
O “Alvirrubro Madalenense“ foi Fundado no sábado, do dia 27 de Outubro de 1990, tinha a sua Sede situado na Rua Flávio Machado Abdalla, nº 06, no bairro Cidade Alta, em Santa Maria Madalena. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Municipal João Caputo Soares, cujo endereço é: Rua Jorcelino Lima da Silva, s/n, na Cidade Alta, em Santa Maria Madalena.
O União terminou em 3º lugar, na Terceirona
Único clube da região Centro Fluminense, disputou na esfera profissional, no ano de 1994, quando debutou no Campeonato Carioca da 3ª Divisão, organizado pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).
Na ocasião a competição contou com a participação de sete equipes:
Bela Vista Futebol Clube (Niterói);
Cardoso Moreira Futebol Clube (Cardoso Moreira);
Cosmos Social Clube (São Gonçalo);
Esporte Clube Vila São Luiz (Duque de Caxias);
Jacarepaguá Futebol Clube (capital);
Sport Club União (capital);
União Atlético Clube (Santa Maria Madalena).
O formato da competição foi com as equipes se enfrentando em turno e returno. No final, o grande campeão foi o Cardoso Moreira Futebol Clube (1º título no âmbito profissional), o Jacarepaguá Futebol Clube ficou com vice-campeonato, enquanto o União terminou na 3ª colocação.
Sob a presidência de Gusmar Coelho de Oliveira, e do diretor esportivo José Antônio Rizzetto da Silva, o União Atlético Clube, estreou com vitória, no domingo, do dia 15 de Maio de 1994, diante do Bela Vista, pelo placar de 1 a 0, no Estádio Municipal João Caputo Soares.
No sábado, do dia 13 de Agosto de 1994, a partida que definiu o título para o Cardoso Moreira foi justamente diante do União Atlético Clube, ao vencer por 2 a 0, no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira.
O árbitro da peleja foi o Sr. Fernando Sampaio. Os gols do jogo foram assinalados pelos atacantes Ademir da Moitá aos 20 minutos e Bacuri aos 41 minutos, ambos na etapa final. Os times jogaram com as seguintes formações:
Cardoso Moreira – Fofinho; Ademizinho, Aurélio, Margarida e Daniel; Fidélis Bruxa, Mica e Izaias; Ademir da Moitá, Bacuri e Rodapé. Técnico: Ivan de Oliveira. Reservas: Mauro, Zanata, Gamelão, Camãn e Alexandre.
União – Geraldo; Lim, Vandervel, Chico e Adalberto; Maicon, Leandro e Timar; Flatelo, Júlio (Claudinho) e Jaime. Técnico: Lucarlos Cardoso, ‘Gugu’.
A campanha do Cardoso Moreira foi a seguinte: 29 pontos em 12 jogos; com nove vitórias, dois empates e uma derrota; marcando 34 gols, sofrendo nove e um saldo positivo de 25. O italvense Bacuri, com 13 gols, foi o artilheiro do campeonato.
Colaborou: André Luiz Pereira Nunes
FOTOS: Acervo de Jayme Rizzetto da Prefeitura de Santa Maria Madalena
FONTES: Wikipédia – Rsssf Brasil – Jornal dos Sports
Sérgio, Parabéns a todos pelo achado!!!
Obrigado amigos pela moral!
Forte abraço!
Senhores, apenas posso dizer que este é um dos grandes achados do ano. Há quanto tempo todos estão atrás! Parabéns!
Abs
Rodolfo Kussarev
Parabens a todos pelo trabalho em conjunto. Esse escudo era mesmo um misterio.