A Associação Esportiva Aracruz pertence ao munícipio do mesmo nome, a cerca de 80 km de Vitoria. Segundo alguns sites, a agremiação foi fundada para reerguer o futebol local, já que não contava com a participação do Aracruz (antigo Suassu) na época.
O Argos foi um clube da cidade de Colatina. Pertencia a uma transportadora do mesmo nome, que hoje, inclusive, ainda existe.
A Associação Atlética Barrense jamais poderia ter sido fundada em 1991, já que o clube de Barra de São Francisco disputou somente o Campeonato Capixaba de 1980, e teve história pra contar:
– No dia 12 de outubro no jogo contra o América que estava marcado em Barra de São Francisco, a prefeitura local resolveu, sem avisar ninguém, usar o estádio municipal para comemorar o Dia da Criança, alugando-o a um parque de diversões.
Quando os dois times chegaram lá, tiveram de pagar ingresso para andar de aviãozinho, roda-gigante, gangorra e carrinhos. Tudo regado a muito algodão doce. O Barrense perdeu os pontos.
– Sob ameaças da Bola Branca, uma das torcidas organizadas do Rio Branco, o árbitro Cláudio Hertel encerrou a partida no último minuto depois de um chute do jogador Zezinho ao perceber que o goleiro do Rio Branco estava adiantado.
Encerrou a partida antes da bola entrar, achando mais conveniente enfrentar a ira da torcida local do que ver cumpridas as ameaças da Bola Branca. O jogador Zezinho do Barrense foi artilheiro da competição com 19 gols.
Este é o escudo do Esporte Clube Bom Jesus, clube de futebol de Bom Jesus do Norte, ES.
A Associação Atlética Canário, de Pedro Canário, disputou o Campeonato Capixaba da Série B: em 1993, 1994, 1995, 19997 e 2002. Em 2003 antes mesmo de começar o campeonato, a agremiação desistiu. Punida por isso, desde então não se inscreveu em torneios profissionais. Em 2002, terminou na 4ª colocação, entre nove participantes.