Demoliram o Estádio do Bauru AC, primeiro time do Rei Pelé, hoje em seu lugar existe um “Poli Moderno Mega Plus Sflash Hipermercado”.
Mais um patrimônio arquitetônico esportivo que se foi…
A estrutura administrativa do clube não resistiu ao avanço imobiliário, o bairro torno um dos melhores da cidade, o estádio estava localizado a 200m do prédio da Prefeitura. O Bauru Atlético Clube nas ultimas décadas era apenas um clube social e esportivo, com boas equipes amadoras, mais recentemente de Futsal masculino e Vôlei feminino. Venderam sua sede junto com seu Estádio, provavelmente foram para outro endereço na cidade com o caixa cheio de dinheiro.
O Hipermercado homenageou o “findo Estádio Lusitana” com um um painel ilustrativo da entrada do antigo estádio na sua fachada. Provavelmente algum acordo no “contrato de venda” com o BAC ou a “conciência pesada” do arquiteto ou dos atuais proprietários.
[img:Hiper_Est__dioBAC.gif,resized,centralizado]
Fica a pergunta:
É possível um clube com estádio sobreviver em um bairro de classe média alta?
Claro que SIM, quanto maior o poder aquisitivo, maior será a possibilidade de aumento, tanto de sócios, quanto da mensalidade, que daria sustentabilidade ao clube. A maior prova disto, é a Associação Luso Brasileira, clube vizinho a 500m da antiga sede do BAC que, com excelente infra estrutura de ginásios, piscinas, salões de festas, academias de ginástica, entre outros. O “Luso” é um dos melhores clubes da cidade e ainda mantém uma das melhores escolinhas de base de basquete masculino do interior do estado.
Como curiosidade ainda é possível visualizar o Estádio pelo Google, pois utilizam as fotos áreas de Bauru de 2004.
[img:Est__dioBAC_google_1.gif,resized,centralizado]
Em tempo:
– O campo já havia sido dividido para construção das piscinas.
– A sede foi vendida por R$ 4 milhões, e os recursos deverão ser aplicados na sede de campo, localizado na rod. Bauru – Marilia – SP 294.
– A proposta do painel e do memorial foi do Codepac – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do Município.
– A venda foi contestada por sócios no judiciário.
– A sede foi demolida no segundo semestre de 2008.
Nasci em Baurú, o Baquinho sempre foi querido por todos.
Não sei se a sede de campo será o melhor para o BAC.