Mesmo não sendo da cidade de Ponta Grossa em 1939, o Pinheiral Esporte Clube da cidade de Palmeira foi campeão Ponta-grossense, o campeonato era regional, disputado por clubes de Ponta Grossa, Castro e Palmeira.
Com o título de campeão Ponta-grossense, adquiriu o direito de disputar o Campeonato Estadual junto com o Rio Branco Sport Club da Liga de Paranaguá, Ipiranga da Liga de Antonina, Coritiba campeão da capital e o Pinheiros de Fernandes Pinheiro, na época distrito de Teixeira Soares, emancipado em 1997.
Em 25 de fevereiro de 1940, no campo do Guarany, o Pinheiral E.C. jogou e venceu por 2 a 1 o Pinheiros. Classificado, jogouem Curitiba com o Rio Branco e venceu por 6 a 0. Obtendo o título de campeão do Interior de 1939.
A decisão Interior versos Capital, teve dois jogos em março de 1940 em Curitiba, e o Pinheiral E.C. perdeu os dois jogos, 4 a 2 no primeiro e goleado no segundo, 10 a 0. Coritiba campeão, Pinheiral E.C. vice campeão paranaense de 1939 (foto 1).
Considerações sobre o redesenho do escudo do Pinheiral Esporte Clube:
Foi redesenhado a partir da foto de 1939 (foto 1) em que é possível visualizar parcialmente as letras brancas “P”,”E” e “C” na camisa dos jogadores, resultado de muita observação com “lupa” e interpretada pelo autor, o mesmo em relação as cores. Partindo do presuposto que o nome Pinheiral remete a cor verde e o confronto de tonalidade.
Ao termino destes artigos de Ponta Grossa, minhas considerações finais.
A cidade de Ponta Grossa, com 300 mil habitantes, é uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, municipio que abriga pontos turístico como Vilha Velha, Lagoa Dourada, Furnas, Burraco do Padre, Represa do Alagados, entre outros, uma rica gastronomia com churrasco, massas e doces, com uma das melhores universidades do país, a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, e tem sua história ligada aos tropeiros, a ferrovia, a exploração da madeira, a agropecuaria, aos imigrantes russos, poloneses, ucranianos, italianos, alemães e holandeses, e o Futebol Paranaense. A cidade se orgulha de ter realizado o primeiro jogo de futebol do Estado do Paraná.
Capa e reverso do livro que foi utilizado com base de referencia aos artigos dos clubes de Ponta Grossa. É importante reconhecer também os apoiadores culturais do livro.
Foto de José Cação Ribeiro Jr. e a “turma” do Palmeiras E.C. do Bairro das Orfãs, campeão seis vezes de Ponta Grossa, que através de uma conversa agradável, ajudaram nos trabalhos de pesquisa.
Obrigado a todos, que de uma forma ou outra, contribuíram com este trabalho realizado na cidade de Ponta Grossa em julho de 2009.
Fontes:
. Livro “Futebol Ponta-Grossense – Recortes daHistória”, José Cação Ribeiro Junior, Editora UFPG, 2004
. Lista de participantes do Blog Historia do Futebol
. site operario.com da Torcida Trem Fantasma
. Arquivos, anotações, fotos e redesenhos do Autor