Guarany Esporte Clube – Ponta Grossa – PR

fotoGuaranyPontaGrossa

O Guarany Sport Club foi fundado em 1914 por comerciantes e parte da Elite local com o objetivo de levar lazer e esporte aos comerciários.
Praticamente foi fundador da Liga Sportiva Paranaense e disputou o primeiro campeonato da 2a divisão em 1915 ficando em 3º lugar, junto com o Operário S.C.. Iniciava a grande rivalidade dos clubes que perduraria até a década de 50 e 60, sempre com partidas equilibradas.

Em 1931, como campeão do interior o Guarany disputou o título paranaense com o Coritiba campeão da capital, em 3 de abril de 1932 em Curitiba, Coritiba 1 a 0 Guarany. O Coritiba campeão paranaense e Guarany vice-campeão paranaense de 1931.

GuaranyEC_PontaGRossa_PR_25__1_2_3Em 1954 o Guarany volta a participar da 1a divisão, iniciando uma serie de participações rivalizando com o Operário Ferroviário E.C..

Seu desempenho nos campeonatos estaduais foram quase sempre entre as melhores colocações:

1954 – 9ª colocação
1955 – 4ª colocação
1956 – vice campeão
1957 – 4ª colocação
1958 – 5ª colocação
1959 – 4ª colocação
1960 – 3ª colocação
1961 – 6ª colocação (grupo da capital e região)
1962 – 5ª colocação (grupo da capital e região)
1963 – 9ª colocação (grupo da capital e região)
1964 – 9ª colocação (grupo da capital e região)
1965 – 9ª colocação (grupo da capital e região) ultima participação.

Em 1970, Guarany e Operário, uniram os departamentos de futebol, fundando a Associação Pontagrossense de Desportos que disputou em 1971, 1972 e 1973, desfazendo a união neste ano.

Hoje o Guarany Esporte Clube é um clube social e esportivo e mantém seu Estádio Joaquim de Paula Xavier, embora pequeno e antigo, em bom estado de conservação.

[img:Estadio_Guarany_PontaGrossa_25__1.gif,resized,centralizado]

Curiosidade: A foto do começo do artigo é da equipe do Guarany Sport Club em 1916. Esta foto está postada no site da Federação Paranaense de Futebol como sendo a primeira foto do Operário S.C. e muitos torcedores do Operário acreditam ser a foto do seu clube dado a fonte ser a Federação.

Fontes:
. Livro “Futebol Ponta-Grossense – Recortes da História”, José Cação Ribeiro Junior, Editora UFPG, 2004
. Lista de participantes do Blog Historia do Futebol
. Arquivos, anotações, fotos e redesenhos do Autor

Este post foi publicado em 09. Antonio Mario Ielo, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Guarany Esporte Clube – Ponta Grossa – PR

  1. LUIZ SERGIO PASTURCZAK

    BOM DIA. LI ACIMA O COMENTÁRIO DO ELIOMAR E LEMBRO COM SAUDADES DAQUELE TEMPO. TAMBEM JOGUEI NO TIME JUVENIL DO GUARANI E. C. NA DÉCADA DE 1970. O SAUDOSO MILTINHO ERA NOSSO TÉCNICO E PAIZÃO. EU ERA O GOLEIRO NOS CAMPEONATOS JUVENIS DOS ANOS DE 1975/76/77/78. LEMBRO QUE FOMOS CAMPEÕES , SE NÃO ESTOU ENGANADO , NO ANO DE 1976 E RECEBEMOS A FAIXA DE CAMPEÃO DAS MÃOS DOS JOGADORES DO TIME DOS MILIONÁRIOS QUE NA ÉPOCA FAZIA EXCURSÕES, JOGARÃO CONTRA O TIME DE VETERANOS DO OPERÁRIO E NÓS, JUVENIS DO GUARANI, FIZÉMOS A PRE-LIMINAR CONTRA O TIME DO COLORADO DE CURITIBA, ONDE VENCEMOS POR 2 A 1. TENHO FOTO DAQUELE EVENTO, ONDE ESTOU RECEBENDO A FAIXA DO BARBOSA (GOLEIRO DOS MILIONÁRIOS).

  2. Eliomar Rakovicz

    Saudades do clube do coração, quando tive o privilégio de vestir o manto rubro negro de vila estrela nos anos 70 quando juvenil aos comando do então saudoso professor “MILTINHO SANTOS”! ex-proprietári da Gráfica Princesa 🙌☝️👊🙏! Salve o Bugre (GEC)
    Eliomar Rakovicz (Helinho LACCO)

  3. Ubiratan Siqueira Gomes

    Morei em Ponta Grossa de 1970 à 1973, estava num período de teste no início de 1970, e estudava no colégio comercial pontagrossense, quando ainda o Guarani estava disputando a segunda divisão, depois disso a fusão, muitas saudades. Sou empresário hoje do turismo na Ilha do Mel, e quando recebo turista de Ponta Grossa, fico muito feliz. Alguns nomes da época (Goleiro: Barbosinha- Jogava em todas Lara – meia Zé Carlos – e outros tantos craques, saudades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *