União Campo Alegre Esporte Clube – Ponta Grossa – PR

Em 1927 tem a participação dos clubes de Ponta Grossa no campeonato estadual da 1a divisão, Operário S.C. e o União Campo Alegre Esporte Clube, o “UCA”.
Sua data de fundação remete a fundação do União e Recreio Sport Club, formado por integrantes da Banda Musical que tocavam regularmente na Associação Democrata Recreativa em 19 de dezembro de 1915. O União e Recreio fuzionou com o Clube Esportivo Primavera que tinha seu campo na Vila Estrela.

Operários das Oficinas de Manutenção da Ferrovia do Bairro de Campo Largo de Curitiba, hoje município de Campo Largo, fundam o Campo Alegre Esporte Clube que disputou o campeonato estadual em 1922. Anteriormente alguns destes operários-jogadores foram transferidos para as Oficinas de Ponta Grossa e passaram a integrar o Operário Sport Club, mas este grupo se desentendeu e decidiram então fazer uma fusão com o União e Recreio em 27 de fevereiro de 1922, que já alugava o campo da Vila Ana Rita, resultando assim o União Campo Alegre Esporte Clube.

UniaoCampoAlegreEC_PontaGRossa_PR_25__1_2

As participações dos clubes de Ponta Grossa em 1927 não foram boas, ficaram nas ultimas colocações, o União em 5º e o Operário em 6º e ultimo lugar, mas não pela qualidade do futebol, e sim pelo alto custo de ter que viajar para Curitiba para todos os jogos e conseguentemente não poderam comparecer, perdendo muitas partidas por WO.

Em 1927 foi a única participação do União na 1a divisão.

O clube participou de muitos campeonatos municipais e das Ligas do interior, utilizando sempre as cores azul, branco e vermelho, tendo na década de 50 utilizado um escudo similar ao do São Paulo, mas com as cores Azul, branco e vermelho com as iniciais “UCA”, posteriormente outro escudo com a “Tocha Olímpica” e as iniciais “UCA” e novamente voltando ao escudo original, mas com a data de fundação “1915” abaixo do monograma central.

Seu campo atual se localiza próximo a Univesidade Estadual no Bairro de Uvaranas com poucas instalações, apenas com portaria, vestiários e zeladoria, sendo utilizado para suas participações no campeonato amador de Ponta Grossa.

[img:Estadio_UCA_PontaGrossa_25_.gif,resized,centralizado]

Fontes:
. Livro “Futebol Ponta-Grossense – Recortes da História”, José Cação Ribeiro Junior, Editora UFPG, 2004
. Lista de participantes do Blog Historia do Futebol
. Arquivos, anotações, fotos e redesenhos do Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *