Operário Sport Club – Ponta Grossa – PR

A cidade de Ponta Grossa no Paraná sempre dividiu com Curitiba e Paranaguá o nascimento do futebol no Estado, dado a importância destas cidades no começo do século XX, principalmente por serem cidades dentro do eixo ferroviário, com grande numero de empregados e com chefia inglesa. A cidade se orgulha de ter realizado o primeiro jogo de futebol do Estado do Paraná.

Com base no Livro “Futebol Ponta-grossense – Recortes da História” de autoria de José Cação Ribeiro Junior, Editora UFGP, que teve o apoio cultural do Governo Municipal, Estadual e empresas da cidade, além é claro da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisei nas fotos publicadas e redesenhei os escudos dos clubes de Ponta Grossa participantes do Campeonato Paranaense da 1a Divisão desde seu inicio em 1915 até hoje.

Começo a serie com o Clube de Ponta Grossa que participou da fundação da Liga Sportiva Paranaense, participando da 2a divisão e formando novas Ligas para os times do interior do estado, mas sua primeira participação na divisão principal somente aconteceu em 1927.

OperarioSC_PontaGRossa_PR_25__1

O Operário participou da fundação da primeira entidade a organizar os campeonatos estaduais, junto com os clubes de Curitiba: Internacional F.B.C., América F.B.C., Bela Vista F.B.C., Spartano S.C., Paraná S.C. e Coritiba F.B.C., mais os clubes de Paranaguá: Paranaguá F.C. e Rio Branco s.C., e o Antoninense S.C. de Antonina.

Muitos clubes se candidataram a participar do primeiro campeonato, mas por força do estatuto só seis equipes poderiam participar da 1a divisão, que acabou ficando com o privilégio das equipes da capital e de Paranaguá. O Operário, junto com o Guarani também de Ponta Grossa, participara da 2a divisão, ficando juntos em 3º lugar.

O Operário só iria participar da 1a divisão em 1927, junto com outro clube ponta-grossense, o União Campo Alegre Esporte Clube, ficando respectivamente nas ultimas colocações, o União em 5º e o Operário em 6º e ultimo lugar, mas não pela qualidade do futebol, e sim pelo alto custo de ter que viajar para Curitiba para todos os jogos e conseguentemente não poderam comparecer, perdendo muitas partidas por WO. O Operário praticamente desistiu do campeonato, não jogando todas as partidas do segundo turno.

Este escudo foi redesenhado a partir da foto da equipe de 1916 da pg. 11.

[img:OperarioSC_1916_PontaGrossa_PR_25__1_2.gif,resized,centralizado]

A data de fundação segundo o autor do livro é 7 de abril de 1913, citando reportagem do Jornal local como testemunho, embora reconhecendo que consta nos estatutos do Clube a data de 1º de maio de 1912. O clube mudou de nome no ano seguinte (1913 ou 1914), para Operário Sport Club.

[img:OperarioSC_1923_PontaGrossa_PR_25__1.gif,resized,centralizado]
Curiosidade: Na foto da equipe de 1923 na pg. 23 tem uma bandeira com outro escudo, sendo uma bola de couro negra com a palavra “Operário F C” ou “F C Operário ” que seria o primeiro nome do Operário quando de sua fundação, Foot Ball Club Operário Pontagrossense, sem a ultima palavra.

O Operário utilizou vários escudos ao logo se sua história, inclusive o “famoso” escudo do Botafogo no final da década de 40 e década de 50.

Fontes:
. Livro “Futebol Ponta-Grossense – Recortes da História”, José Cação Ribeiro Junior, Editora UFPG, 2004
. Lista de participantes do Blog Historia do Futebol
. Arquivos, anotações e redesenhos do Autor

Um comentário em “Operário Sport Club – Ponta Grossa – PR

  1. Rodolfo Kussarev

    Ielo, mais uma vez, brilhante.Agora fica o desafio do Operário dentro da bola de couro, que me pareceu bem interessante e original.

    []´s

    Rodolfo Kussarev

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *