Muitas informações sofrem distorções e erros ao longo do tempo, e o mesmo acontece com os símbolos e escudos, e o “erro” se propaga ao ponto da verdade desaparecer aos olhos de todos ou da grande maioria.
Este é o caso do símbolo maior do Vasco:
“A CRUZ DE MALTA”
O primeiro escudo do Vasco, criado em 1903, tinha uma Cruz de Cristo na caravela, à semelhança do que acontecia nas caravelas da época dos descobrimentos. Alguns anos depois, a Cruz de Cristo foi substituída pela Cruz de Malta. Entretanto, mais tarde, descobriu-se que a Cruz de Malta é, na realidade, uma Cruz Patée, também conhecida como Cruz Pátea. A verdadeira Cruz de Malta é bem diferente da Cruz Pátea, pois tem as extremidades bifurcadas. Texto extraido do site oficial do Vasco.
Muitos escudos e uniformes foram “inspirados”, ou seja “copiados”, do Clube de Regatas Vasco da Gama, ou somente a “Cruz”, e reproduziram o erro chamando de “Cruz de Malta” ou “Cruzmaltino” seus clubes. Na grande maioria para representar os clubes de origem portuguesa, como se fossem homenagear a “Cruz” utilizada pelas caravelas portuguesas, ou melhor, a “Cruz” representaria a própria colônia portuguesa.
Claro que muitos clubes de origem portuguesa tem corretamente seus símbolos, que por sinal são belos, como da Portuguesa de Desportos de São Paulo, A.A. Portuguesa de Santos, Portuguesa do Rio de Janeiro, entre outros.
Em tempo: Minha ignorância sobre o fato era até pouco tempo atrás.
Nos anos 60 um filme de John Ford, com James Stewart e John Wayne, um jornalista faz a seguinte citação: “Quando a lenda torna-se mais interessante do que o fato, imprima-se a lenda”.
Futebol tbm é cultura!!!!