Em 2012 dois novos escudos do Comercial poderão ser utilizados (não extinguindo os anteriores).
Vide notícia em :
http://www.rgdogol.com/news/conselho-aprova-novos-escudos-do-comercial/
Ielo,
Incluo abaixo a evolução do escudo:
Tenho dúvida apenas se o quarto existiu (retirei do site oficial há um tempo atrás)
Aos amigos que desejam obter o novo escudo do Comercial vetorizado… Basta acessar o site do clube (http://www.comercial-fc.com.br/). Depois cliquem em ‘Marketing’ e posteriormente em ‘Kit de Mídia’. Aí é só clicar em Logotipos (abaixo aparece o escudo) e pronto.
Um grande abraço.
Ielo,
Também não gostei dos novos escudos. Na verdade, estes processos de modernização acabam por destruir um pouco da história dos clubes. Prefiro o escudo tradicional.
E até o site já mudou:
http://www.comercial-fc.com.br/index.php
Comercialinos, infelizmente este é um trabalho de amador. Vejamos:
1. A palavra “Comercial” é um substativo derivado, “do comércio”.
2. A palavra “Ribeirão Preto” é uma substantivo próprio.
No escudo temos o monograma com a letras C, F e C. Que faz referencia ao nome “Comercial Futebol Clube”. Este monograma a décadas vem representando o clube, está consolidado.
O Comercial é um clube que representa toda a cidade de Ribeirão Preto, e não somente os comerciários da cidade, e tradicionalmente tem confirmado em seu escudo, em letras grandes, para todos saberem:
“Este clube tem o orgulho de ser de Ribeirão Preto”.
Portanto, um escudo que tradicionalmente se firmou, e é inconfundível, fundamentalmente por ter a palavra Ribeirão Preto em destaque.
Fato que seu arqui-rival “Botafogo” não tem em seu escudo, e por ser homônimo ao grande clube carioca, precisa “sempre”, acrescentar a palavra “de Ribeirão Preto”.
Em um trabalho de marketing para aumentar a torcida, o escudo atual do Comercial tem um reforço com a palavra “Ribeirão Preto”, identificando e aproximando do morador-torcedor, fato que seu arqui-rival não tem, embora sempre precisasse. Então porque diminuir a palavra da cidade no escudo?
Nas duas novas versões, fica claro a intenção de diminuir o que tem de mais precioso, “a palavra Ribeirão Preto”, em detrimento de literalmente descrever a palavra “Comercial”.
O primeiro escudo apresentado erra ao diminuir a palavra Ribeirão Preto e ficou redundante, tem um monograma da iniciais do nome e o próprio nome em destaque, além de, em uma escala menor, criar interferências nas listas pretas e brancas. E mais, não há necessidade de colocar junto ao nome da cidade a sigla “SP” do Estado. Não existe outra cidade no Brasil com o mesmo nome, se existe todos desconhecem.
O segundo escudo apresentado erra da mesma forma, diminuir o nome da cidade, e o que é pior, diminuir o escudo inteiro. A nova silueta do escudo passa a ser redonda.
Quanto mais escudos, mais confusão será feita a marca do clube. Estes 25 sócios que aprovaram esta aberração, foram levados ao erro por alguém de não gosta de Ribeirão, ou na melhor das hipóteses, não quer ser o melhor representante da cidade. Lamentável.
Em tempo: acho que neste caso deste artigo do Gerson, poderia ser colocado os novos escudos no proprio artigo, além da fonte.