Guarany Futebol Clube – Magé (RJ): Fundado em 1913

Um dos maiores mistérios, nas últimas quatro décadas, chegou ao fim. Após dúvidas sobre o Guarani de Volta Redonda, quando foi publicado na Revista Placar, nos anos 70, muitos questionaram a veracidade do escudo.

Antigo

Dividirei a história (uma curta e outra longa) para esclarecer quem é quem. Para começar… O escudo que circula na Internet pertence ao Guarany Futebol Clube, que é uma agremiação do Município de Magé (RJ).

Fundado na sexta-feira, do dia 05 de Setembro de 1913, por operários de uma fábrica têxtil. A sua Sede social está localizada na Rua Resende, s/n, no Bairro de Santo Aleixo, no Município de Magé, região Metropolitana do Rio. É um time amador, filiado à Liga Mageense de Desportos (LMD).

Atual Escudo atual

Aqui um vídeo da Torcida do Guarani de Magé, onde é possível visualizar o seu distintivo:  http://www.youtube.com/watch?v=gX-M_sFthJY

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Guarany Futebol Clube – Magé (RJ): Fundado em 1913

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado Ielo!
    Se a minha modesta opinião servir, irá confortá-lo. Pelo que eu já vi, o percentual de equívocos é pequeno. O exemplo que vc colocou é perfeito: afobação. Eu, literalmente, fiz pós-graduação para Buda até chegar ao Senhor Gilson Carraro! Rs
    É importante ter paciência, humildade e vontade de acertar para alcançar uma meta. Mas acredito que o sucesso de uma empreitada está na união. As grandes vitórias são conquistadas pela força do conjunto e não apenas um por só.
    Aliás, por falar em paciência… Há anos que procuro escudos de times do Rio, que disputaram a Primeira Divisão: Progresso, Ramos, Jequiá, Independência, Metropolitano e AA Internacional. Já encontrei escudos suspeitos, mas optei em conter o desejo de afirmar ser e sigo na busca na confirmação de encontrar, de fato, os verdadeiros!
    Estava na expectativa de encontrar esses e outros escudos num galpão (se não me engano) que é da Federação do Rio, em Niterói. Já recebi do presidente da Federação, Rubens Lopes o sinal verde para ser o primeiro jornalista a entrar nesse lugar. Porém, com os problemas de saúde que ele sofreu, estou aguardando o pronto restabelecimento do presidente!
    Agora me responda… Estou preparado ou não para ser um Budista?? Rsrsrs
    Grande abraço!

  2. Antonio Mario Ielo

    A Revista “Placar”, publicava em sua seção de cartas escudos enviado pelos leitores, e por questões tecnicas não verificava a autenticidade. Mas neste caso, a publicação, deixava claro de se tratar de Santo Aleixo, enviado por diretor do clube.

    O que eu acho que ocorreu, foi algum colecionador, por afobação e ansiedade em obter o escudo do Guarani de VR, assim considerou, clube muito mais importante e conhecido, que o Guarani de Santo Aleixo de Magé.

    O que mais intrigava é que poucos colecionadores observaram este erro, agora comprovado. Inclusive, o site que vende um universo de camisas retrô.

    Quantos outros escudos poderam estar equivocados? Bom, neste nosso blog, a busca da veracidade é uma constância.

    Parabéns, Sergio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *