BALTAZAR conhecido como “Cabeçinha de Ouro” dono de uma grande impulsão fez história no nosso futebol com seus gols de cabeça dos seus 267 gols na carreira 71 deles foram de cabeça começou no Jabaquara em 1945, em 1947 transferiu-se para o Corinthians onde fez sucesso juntos a Luizinho e Cláudio no famoso ataque de 1955 dos 103 gols, defendeu a seleção brasileira nas copas de 1950 e 1954 e pendurou as chuteiras no Juventus em 1959.
DARIO, folclórico centroavante se auto denominava como “Rei Dadá” ou “Peito de Aço” e “Dadá beija-flor”, dono de um faro de gols de linhagem real, todo desengonçado e sem habilidade, más dono de uma velocidade incrivel e uma impulsão melhor ainda, pois segundo ele mesmo “parava no ar” esperando a bola chegar a sua cabeça, marcou mais de 926 gols segundo sua contabilidade, foi artilheiro na maioria dos clubes que defendeu de norte a sul do país como Campo Grande/RJ, Atlético/MG, Flamengo, Sport, Internacional/RS, Ponte Preta, Paysandu, Santa Cruz/PE, Bahia, Goiás, Coritiba, Nacional/AM os principais, além de muitos gols de cabeça Dario tinha muitas frases de efeitos como
““Há três poderes na Terra: Deus no céu, o Papa no Vaticano e Dadá na grande área”.
“Para cada problemática, eu tenho uma solucionática”.
“Eu me preocupo tanto em fazer gols, que não tive tempo de aprender a jogar futebol”
“Não existe gol feio, feio é não marcar gols”
Ficou marcado também por ter sido convocado para a copa de 1970 no México por uma intervenção do Presidente Medici.
FISCHER, Conhecido como ‘El Lobo’ pela sua vontade de vencer, tinha grande facilidade para cabecear por conta de sua estatura elevada. Seu principal momento no futebol brasileiro aconteceu no dia 15 de novembro de 1972, quando marcou dois gols de uma goleada do Botafogo sobre o Flamengo por 6 a 0. Defendeu além do Botafogo/RJ o Vitória/BA onde seus duelos com Sapatão e Roberto Rebouças marcaram o clássico BAVI, suas cabeças eram verdadeiros petardos contras as metas adversárias.
JARDEL, ficou famoso pela sua alta impulsão (já havia tentado ser jogador de vôlei) que o levava a fazer vários gols de cabeça. Nascido no Ceará em Fortaleza e dono de uma cabeça que favorecia na arte de cabeçar “não me compreenda mau amigo Juvando Oliveira”. Revelado pelo Ferroviário/Ce em 1991 chega ao Vasco aonde deu ao clube o título carioca de 1994, mais foi no Grêmio que suas credênciais foram apresentadas para valer com o título da Libertadores de 95 e muitos gols e gols de cabeça, Jardel era marca registrada na grande aréa e caiu nas graças da torcida gremista. Em 1996 Jardel chega ao Porto para se torna idolo e dar ao clube títulos, teve uma passagem pelo Galatasaray onde fez 24 gols em 22 partidas, pela Seleção Brasileira foram 11 jogos e 1 gol somente, passou pelo Sporting Lisboa e depois por vários clubes no Brasil e Europa, revelou que usou cocaina mais está recuperado e hoje defende o Criciuma.
MARK HATELEY, inglês começou a carreira no Coventry City onde seus gols despertaram a diretoria do Portsmouth onde jogou até 1984 quando o Milan o contratou para ser o seu homem de aréa, com sua alta estatura e fisico esbelto, Hateley logo caiu no gosto dos tifosi milanistas, principalmente por marcar gols no rival a Inter de Milão, sua postura dentro da aeréa era perfeita e as jogadas aeréas nos clubes por ondepassou ficaram como marca registrada, o Brasil sentiu na pele a fúria no ar do matador inglês num amistoso no Maracanã em 1984 quando ele marcou o segundo gol do triunfo britânico por 2 a 0. Pela seleção inglesa foram 16 gols em 42 partidas.
HRUBESCH, conhecido como o tanque eterno ídolo do Hamburgo, com seu fisico de decatleta ou halterofelista, por sua força era um jogador lento mais dentro da area era um terror, deu o título da Eurocopa de 1980 aos alemães num jogo dramatico contra a Bélgica ele anotou o gol a poucos minutos do final, seu forte era as bolas altas que sempre batia os zagueiros com sua força bestial, e suas potentes cabeçadas são lembras até hoje pelo torcedores do Hamburgo.
OLIVER BIERHOFF, Tinha uma boa impulsão, aliada à força com que fazia seus gols de cabeça. Também contava com uma grande força em sua perna direita, era um jogador de muita explosão. Em sua carreira, Bierhoff jogou no KFC Uerdingen, Hamburgo, Borussia Mönchengladbach, SV Casino Salzburg (atual Red Bull Salzburg), Ascoli, Udinese, AC Milan, Mônaco e Chievo. Marcou um total de 103 gols na Serie A, um dos melhores resultados para um atleta não nascido na Itália. Em 1997-98, foi artilheiro da Serie A com 27 gols marcados.
Na seleção da Alemanha, Bierhoff marcou 37 gols em 70 partidas, incluindo os dois gols feitos na vitória da Alemanha sobre a República Tcheca na final da Eurocopa de 1996. Após entrar no segundo tempo no lugar de Klinsmann, machucado aos 37 minutos, logo aos 38 minutos ele fez de cabeça o gol de empate da Alemanha, assim o jogo foi para o gol de ouro, e novamente Bierhoff fez outro gol agora de perna esquerda, gol que deu o título para a Alemanha.
PELÉ, bem este era bom em todos os mandamentos do futebol, mais não podemos negar que a impulsão do Rei era um assombro, suas cabeças de olhos abertos e certeiras fizeram a alegria dos santistas e dos brasileiros, a elegância e plasticidade ao subir para cabeçear são marcar resgistradas do Rei Pelé, quem não se cansa de ver o primeiro gol do Brasil na final da Copa de 1970 contra Itália toda soberania dele ao subir e testar para a meta com os olhos de lince bem abertos, sem duvidas Pelé também foi um eximio cabeçeador.
ALDO SERENA, atacante italiano com passagens por grandes clubes do calcio como Inter de Milão, Torino, Juventus e Milan, era conhecido por suas famosas cabeçadas, um terror nas bolas aereas, teve três passagens pela Inter mais somente na última na temporada 88/89 e 89/90 deslanchou, teve uma boa passagem pela Juventus marcou em uma tempora pela Vecchia Signora 21 gols, pela Seleção disputou a Copa de 1990, foram 5 gols pela Azzurra um deles na mesma Copa contra o Uruguai, outra caracteristica de Serena era o chute forte com a perna esquerda.
Pesquisa Fonte: Almanaque Futebol Mundial e Wikipédia
Textos: Galdino Silva