Por: Galdino Silva
Em 1982, tivemos aqui na Bahia a realização de um campeonato de futebol feminino, não organizado pela federação baiana de futebol, que também abraçou a causa e forneceu os estádios, as arbitragens e hospedagens, este evento foi idealizado pela família Santarém que tinha um time de futebol feminino o Vasco da Gama, a TV Itapoan que na época era afiliada do SBT e Sudesb.
O campeonato teve a participação de oito equipes de Salvador e do interior do estado:
CLUBE BAHIANO DE TENIS DE SALVADOR;
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DA BAHIA DE SALVADOR;
CATUENSE DE ALAGOINHAS;
FLAMENGO DE FEIRA DE SANTANA;
CLUBE CAJUEIRO DE FEIRA DE SANTANA;
TEODORO SAMPAIO DA CIDADE DE TEODORO SAMPAIO;
CLUBE ITAPAGIPE DE SALVADOR;
VASCO DA GAMA DE SALVADOR.
Com dois turnos com todos jogando entre si, no primeiro turno tivemos os jogos de ida com o Clube Bahiano de Tênis sendo o campeão, no segundo com jogos com mando invertido tivemos o Flamengo de Feira o campeão.
As finais foram realizadas no Estádio Alberto Oliveira em Feira de Santana, o popular ‘Joia da Princesa’ e tivemos um empate em 1 a 1, no segundo jogo na Fonte Nova numa noite de luar, mesmo com a transmissão da TV Itapoan.
O jogo teve portões abertos e mais de dez mil pessoas foram ver aquela final. Tivemos um bom nível técnico nesta competição, claro que tivemos goleadas assombrosas de 15 a 1 e 12 a 3, mais fora uma grata surpresa já que a praticamente há 26 anos o futebol feminino era totalmente desconhecido.
O Clube Bahiano de Tênis tinha a craque do campeonato e do futebol feminino na época: Maria Helena, que era comparada ao Dr. Sócrates por se alta, magra e usar bastante o toque de calcanhar.
No Flamengo de Feira tinha a Sissi ela mesma jovem na época ela veio se tornar depois uma das nossas melhores jogadoras e defendendo o Brasil em mundiais e jogos olímpicos, na Catuense tínhamos a Flor de Liz que ficou na vice artilharia da competição e depois foi jogar no futebol feminino de São Paulo, a artilheira e mais bela jogadora do campeonato foi a Tânia do Clube Bahiano de Tênis, ela que decidiu o campeonato marcando o gol do título, aliás o extinto Clube Bahiano de Tênis da Bahia, que tinha no seu quadro de sócios Antonio Carlos Magalhães.
Havia vencido nos primórdios do futebol o campeonato baiano de futebol em 1927 e da sua fusão com a Associação Atlética da Bahia nasceu o Esporte Clube Bahia em 1931 e neste campeonato tive a participação dos dois clubes e a volta daquela rivalidade, como na noite da semifinal do primeiro turno na Fonte Nova quando o Bahiano de Tênis venceu por 4 a 2.
Bons tempos aquele pena que a ideia não vingou e nos dias de hoje apesar das conquistas do futebol feminino brasileiro os pensamentos ainda estão longe ou ainda sofrem barreiras, aqui na Bahia a Federação tem um campeonato curto mais tem, já disputado a cinco temporadas com o São Francisco do Conde sendo o campeão todo o ano, este ano o time ficou em 3º lugar na Copa do Brasil de Futebol Feminino organizada pela CBF.
Só lamento não ter mais os dados deste campeonato o que esta escrito acima é o que tenho na lembrança em nossas noites de sábados era ir a Fonte Nova ver Maria Helena Nova, Flor de Liz, Sissi e Tânia encantarem os nosso olhos com um bom futebol.
o campeonato não teve só 8 equipes. A fase final é que teve 8 equipes, além das equipes citadas por você tivemos o Ypiranga, da goleadora Conceição Braun, o Massicas de Vitória da Conquista e muitas outras equipes da capital e do interior.
O campeonato foi muito longo eu assisti muitos jogos pela TV Itapoan, foi o ano todo jogando para no final consagrar como campeão o Clube Bahiano de Tênis, das craques Tânia Meirelles e Maria Helena Nova.
Talvez vocês não tenham assistido o campeonato baiano daquele ano que era dividido em vários grupos do interior e da capital. O Bahia e o Vitória tinham times de futebol feminino e jogaram o Campeonato Baiano.
Os jogos eram realizados na capital, no estádio distrital de Itapoan.
Um abraço e fiquem com DEUS e JESUS CRISTO
bom dia,sinto falta de fotos,filmagens dos times de futebol feminino dos anos 80,eu curso o sétimo trimestre de historia na uneb,no momento estou tentando catalogar materiais de um time especifico”AS PANTERAS”time do interior da cidade de Ipiaú,time que chegou a disputar campeonato amador a nível Bahia ,se auguem tiver reportagens,fotos ou algum documentário,com certeza será de grande valia,precisamos manter viva a nossa historia,quero fazer meu tcc baseado na historia dessas mulheres guerreiras que enfrentaram o preconceito e todas as dificuldades existente na época. obrigado por essa materia sobre o primeiro campeonato baiano de futebol feminino.
Boa pesquisa Galdino
Agora temos a categoria “Futebol Feminino” já com 59 artigo junto com este belo resgate, pois tomei a liberdade de inclui-lo, assim estaremos registrando também o acendente futebol…
Vem aí mais uma medalha olimpica…