Associação Atlética Matarazzo – São Paulo (SP): Fundado em 1914

A Associação Atlética Matarazzo (AAM) foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). Fundado no sábado, do dia 14 de Novembro de 1914, onde reunia os empregados dos escritórios comerciais e industriais da S/A. A sua Sede ficava localizado no Limão (um dos principais bairros do samba paulistano), na Zona Norte de São Paulo.

Voltada principalmente ao “cultivo do futebol“, segundo estabelecia seu 1º estatuto em 1928, a Associação Atlética Matarazzo também se destinava à promoção de festivais esportivos e recreativos, bem como bailes com a participação de sócios e seus familiares.

Em julho de 1931, a diretoria resolveu desocupar a sala situada na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, nº 44, no bairro da Sé. Alegava tratar-se de um prédio muito acanhado, fora de mão e de aluguel demasiado alto.

No ano seguinte, a Associação comprou um terreno situado na Alameda Casa Branca, de propriedade do Conde Luiz Eduardo Matarazzo, onde foi instalada a Praça de Esportes.

Além de um bangalô e de uma quadra de tênis já existentes no local, a associação pretendia construir um ginásio para jogos de basquete, aproveitável também para bailes.

O Conde Francisco Matarazzo Jr., então administrador gerente da S/A Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, prometia que, durante o primeiro ano posterior à compra, a empresa contribuiria com a soma de um conto de réis (1:000$000) por mês, a fim de auxiliar a AAM a saldar sua dívida de 400 contos de réis! A tarefa, bastante árdua, não foi levada adiante e, em maio de 1936, a AAM desfez o negócio, passando, então, a alugar o mesmo terreno, utilizando-se apenas da quadra de tênis.

Foto de 03 de Abril de 2949

Nesse mesmo ano, uma nova sede social foi instalada num conjunto de salas do Edifício Martinelli. Em 1940, devido às dificuldades financeiras pelas quais passava, a AAM deixou de alugar a quadra de tênis. Os custos com sua manutenção e com a compra do material para a prática do

esporte tornaram-se muito onerosos. Para os jogos de futebol, a Associação Atlética Matarazzo alugava o campo da vila operária Maria Zélia, na Rua Catumbi.

No Martinelli, a AAM ficou até 1956, quando recebeu uma notificação para desocupar as salas. Mudou-se, então, para um salão de propriedade da empresa num edifício recém-construído na Avenida do Estado.

Finalmente, por volta de 1958, a empresa permitiu que o clube construísse a sede definitiva em um terreno de sua propriedade, situado à Av. Ordem e Progresso, no bairro do Limão.

Lá permaneceu até 1986, quando a empresa vendeu a praça de esportes para uma fábrica de retentores. Por último, a Atlética Matarazzo teve sua secretaria funcionando precariamente numa das salas dos escritórios da fábrica do Belenzinho.

 

FONTE & FOTOS: página no Facebook “Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo – IRFM – Memória e preservação





Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Associação Atlética Matarazzo – São Paulo (SP): Fundado em 1914

  1. Francisco S. S. Coutinho

    Nesse exato momento me encontro na AV. Ordem e Progresso , ao ado da memorável AAM, onde nos indo de 1974 à 1980, era um assíduo frequentador da mesma. Ao presenciar hoje que no local se transformou num imenso terreno baldio me estarreceu; pois como diz um trecho da música de Caetano: ” a força da especulação imobiliária/capitalista. . . “. Vida que segue. .

  2. Antonio Mario Ielo

    Excelente.

    Belo trabalho Sérgio e Toninho, é um escudo com detalhes muito pequenos, vejam a “Maria Fumaça” trazendo as matérias primas do interior para serem manufaturadas.
    Interessante também a data de fundação, 3 meses após a fundação do Palestra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *