Bem em todas as Copas do Mundo realizadas até hoje, sempre temos algumas surpresas, tanto com relação a zebras, tanto com futebol bem jogado que encanta a todos no mundo da bola, vide a Hungria em 54, o Brasil de 70, a Holanda de 74 e o Brasil de 82 por exemplo. Na Copa da Espanha houve uma serie de surpresas que para mim esta foi a Copa do Mundo que venceu todas as outras no quesito até agora.
Começamos com o jogo de abertura quando a Argentina de Diego Maradona debutando em mundiais perde para a Bélgica por 1 x 0. Seguindo o tour das surpresas e na primeira rodada de jogos tivemos a derrota da Alemanha para á Argélia por 2 x 1, o empate da anfitriã Espanha por 1 x 1 contra Honduras e até uma surpresa diferente a goleada histórica até hoje em Copas da Hungria diante El Salvador por 10 x 1.
Na segunda rodada tivemos mais resultados surpreendentes como o empate da Polônia com Camarões por 0 x 0, no jogo entre França e Kuwait com os franceses vencendo por 4 x 1 tivemos um gol legitimo dos franceses anulado por um xeque.
Na terceira roda a final da fase de classificação tivemos o empate da Itália diante Camarões por 1 x 1, e a Irlanda do Norte vencendo á Espanha por 1 x 0.
Na segunda fase as surpresas continuaram e como estavam soltas, ninguém esperava que a Itália que vinha de três empates seguidos fosse vencer Argentina e Brasil e vencesse o grupo, a outra foi que a Inglaterra não vencesse a Espanha e eliminasse a Alemanha, mais o English Team apenas empatou em 0 x 0 e adeus.
E terminou com a Itália a grande campeã como mais uma surpresa já que ninguém apostava muito na Squadra Azzurra no inicio do mundial, nem mesmo os italianos e sua mídia acreditavam muito devido ao escândalo da loteria esportiva do cálcio que levou até Il Bambino Paolo Rossi a prisão e sair para ser o grande herói da conquista italiana.
O QUE PODERIA SER DIFERENTE?
Bem se a Itália vencesse a sua chave na primeira fase não cruzaria com o Brasil.
A chave seria Brasil, Bélgica e Polônia e ai será que teríamos chances de passar?
A chave da Itália se esta fosse primeira seria: Itália, União Soviética e Argentina e ai como se sairia a Itália e a própria Argentina contra os gélidos soviéticos.
A chave da Inglaterra não teria a Espanha se esta terminasse sua chave em primeiro lugar, e sim a Irlanda do Norte ou Iugoslávia e mais a Alemanha.
Na chave da França teríamos a Espanha no lugar da Irlanda do Norte e mais a Áustria será que os franceses passariam fácil como passaram?
Bem são perguntas difíceis por que o tempo não volta e o passado não se pode alterar somente em nossas imaginações.
Fonte: Texto Galdino Silva
Foi a última Copa romântica..