O belo município de Mongaguá, situado Região Metropolitana da Baixada Santista, no litoral do estado de São Paulo, jamais contou com uma equipe profissional. No entanto, no futebol amador, a cidade é representada por varias equipes.
Entre elas, o Mongaguá Praia Clube. A sua Sede e o Estádio Silvano Ribeiro Diroz, localizado na Rua Silvano Ribeiro Diroz, nº 210, no Balneário, em Mongaguá (SP).
Fundado na terça-feira, do dia 26 de Março de 1946, com o nome de Praia Grande Futebol Clube. A denominação atual foi implementada, em Assembléia Geral Extraordinária de 14 de Abril de 1991.
Levantado em dados de atas de reuniões realizadas pelo então Praia Grande Futebol Clube, os Srs. Orlando Correia de Albuquerque, Francisco Jorge da Silva, Vahan Yralian, Joaquim Isidoro Leite, Paulo França, Onofre Ribeiro, José Ferraz de Oliveira, Benedito Nunes e Luiz Fictias, este último eleito como o 1º Presidente, foram alguns dos fundadores do clube.
O Mongaguá Praia Clube foi tricampeão do litoral nos anos de 1965, 1966 e 1967. Por isso, que o clube carrega as três estrelas acima de seu escudo. Vários atletas que envergaram as camisas do Mongaguá Praia Clube e depois atuaram em clubes profissionais como: Vandão, Clóvis, Wagner, Cacau, Ney e ainda continua revelando craques para o profissionalismo no futebol.
Da sua escolinha de base que é orientada pelo ex-profissional Cacau passaram Carlinhos (Fluminense), Willians (Flamengo), Felipe Leite (Palmas) entre outros. O Mongaguá Praia Clube é o único clube que possui um estádio de futebol no Litoral Sul.
FONTES: Blog do clube – Página no Facebook do clube – Google Maps
Me chamo Márcio e atualmente sou goleiro da categoria 50Tão do MPC. Me orgulho em poder fazer parte desse grande clube amador.
Obrigado a toda diretoria pela oportunidade em participar desse grupo.
Sou Mauro era chamado de Dr. Mauro tive a honra de vestir o manto sagrado do Mongaguá Praia Clube nos idos de 2000 a 2002. Fiz um gol do meio campo estava jogando contra uma equipe de São Paulo num sábado a tarde eles fizeram o primeiro gol quando demos a saída disse ao amigo Cacau ou Nei branco não me lembro bem… so rola a bola que o goleiro ta adiantado dei um canudo por cima do goleiro… golaço… ganhei um beijo na testa do Tony… grandes lembranças abraços a todos.
Já pensou um campeonato praiano de futebol profissional?
Teria XV de Caraguá, Guarujá, Cubatense, Santos, Portuguesa Santista, Santos AC, Jabaquara, São Vicente, um clube de Praia Grande, Mongaguá PC, SE Jussara (Mongaguá), São Paulo de Itanhaém. Teria o que acredito ser o primeiro clássico praiano, Santos x Santos AC, e um clássico mongaguense, MPC x Jussara.
Bacana Valter! Tempo de futebol bem jogado!
Sobre a moeda, até fevereiro de 1967 era “Cruzeiro” (Cr$), depois passou ser “Cruzeiro Novo” (NCr$).
Um grande abraço.
Joguei no Praia Grande de Mongagua em 1967 meu apelido era Mazolinha morava em São Paulo ganhava $ 5.00 por jogo não lembro a moeda o goleiro era o Lúcio também de São Paulo e era cunhado do presidente do clube.