CAMPEONATO SERGIPANO – 1923 – LIGA SERGIPANA DE DESPORTOS
EQUIPES PARTICIPANTES:
– ARACAJU FOOTBALL CLUB (ARACAJU) – verde/vermelho/branco
– ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA BRASIL (ARACAJU) – vermelho/preto
– CLUB SPORTIVO SERGIPE (ARACAJU) – vermelho/branco
– COTINGUIBA SPORT CLUB (ARACAJU) – azul/branco
– ESPERANÇA FOOTBALL CLUB (ARACAJU) – verde/branco
– SPORT CLUB INDUSTRIAL (ARACAJU) – preto/branco
CAMPEÃO: COTINGUIBA SPORT CLUB
1-) O Sergipe desistiu do campeonato em 27/11 por não concordar com a punição a um de seus atletas.
2-) O Brasil desistiu do campeonato em 03/12 por vários de seus atletas terem viajado devido as férias escolares.
3-) O campeonato terminou empatado entre Cotinguiba e Industrial tendo sido necessária uma partida desempate no início de 1924.
4-) Mais uma dúvida, nos boletins da Liga e no jornal “Correio de Aracaju”, a equipe é escrita como Aracaju Football Club.
Julio,
Seria mera coencidência, quando da extinção da Liga Desportiva Sergipana, também desaparecem do cenário o Esperança FBC / verde e branco e o SC Aracaju (ou Aracaju FBC) / Verde, vermelho e branco, e ao mesmo tempo é fundado o 13 de Julho FBC / verde e branco e a Associação Atlética de Sergipe / verde, vermelho e branco.
Seriam os mesmos clubes que mudaram de nome?
Como se sabe o estádio “Adolpho Rolemberg”, embora construido com dinheiro público, tinha como “donos” o Sergipe e o Cotinguiba, e um dos motivos das “discordâncias” era o uso do campo.
O que a história esconde?
Seria a revolta dos pequenos que queriam jogar no estádio, e utilizaram uma manobra inteligente, criando nova Liga, e trataram de conseguir o reconhecimento da CBD, com times “fantamas” e a nova agremiação esportiva fundada, a Associação Atlética de Sergipe?
Assim os grandes tinham o estádio e os pequenos tinha a Liga reconhecida pela CBD.
Com os grandes sedendo o estádio e aderindo a nova Liga, os times “fantamas” e a Atlética não tinham equipes a altura para disputar o campeonato de 1928. Seria está a história?
Abs.
obs: Os clubes “fantasmas” seriam o América e o Palmeiras, talves times de bairro que não tinham equipes a altura para disputar o campeonato sergipano.