No mundo inteiro do futebol há uma pergunta que jamais se cala! “Quem foi melhor Pelé ou Maradona” até a própria FIFA entrou nesta questão promovendo uma votação e que no final teve controvérsias e muita polemica e terminou agradando a todos. Mas para mim que acompanhei a carreira Del Pibe d’oro por ser mais de meu tempo e só ter visto Pelé jogar com a camisa do Santos no dia da sua despedida na Vila Belmiro e no Cosmos de Nova York, afirmo que Maradona foi um gênio da bola, mais jamais comparável a Pelé, alem do mais eles jogaram em épocas diferentes quando Maradona nasceu Pelé já era o “Rei do Futebol” encantava o mundo parava até guerra era visitados por príncipes e rainhas, quando El Pibe começou a sua trajetória Pelé já estava praticamente se despedindo; porém na década de 80 foi feita outra pergunta envolvendo um brasileiro e o famoso craque argentino! “Quem é melhor Zico ou Maradona” ai já se cabia uma melhor analise pois apesar de Zico já ter começado a se destacar desde as categorias de base do Flamengo, Maradona aos 15 anos despontava no Argentino Juniors.
Em 1978 Maradona está pré-convocado para a Copa da Argentina mais fora preterido por César Luis Menotti por ser muito jovem e Villa foi em seu lugar, Dieguito tinha 17 anos, já Zico vinha sendo destaque da seleção brasileira com 25 anos disputava seu primeiro mundial mais sem o brilho e dividia a condição de titular com Jorge Mendonça, no final da década de 70, Zico deu uma guinada e iniciou-se uma época de ouro na sua carreira com grandes conquistas muitos gols jogadas geniais levando ao Flamengo a conquistar o Brasil á América e o Mundo foram dias de glorias embora fosse marcado com jogador de Maracanã o que não era verdade na seleção o galinho também começou a se destacar brilhando nas eliminatórias e em jogos amistosos numa turnê pela Europa em 1981, enquanto isto na Argentina, Maradona era unanimidade absoluta foi eleito o melhor jogador do Mundial Junior de 1979 vencido pela Argentina, encantou os olhos do mundo com dribles, golaços e jogadas de mágico uma genialidade total e uma transferência para o famoso Boca Juniors em 1981 e fora neste mesmo ano que se começou a especular quem era melhor “Zico ou Maradona” em 15/09/1981 se realizou o jogo de despedida de Carpegiani e o Boca Junior de Maradona veio jogar contra do Flamengo, mais o que interessava mesmo era o embate entre Zico X Maradona e deu Zico que marcou os dois gols da vitória do Flamengo, mas antes desde embate eles já haviam se enfrentado defendendo suas seleções em 1979 pela Copa América em 02/08/1979 no Maracanã deu Brasil 2 x 1 com Zico marcando um dos gols da nossa seleção, ás vésperas da Copa da Espanha em 1982, Maradona é contratado por um dos gigantes do futebol europeu o Barcelona sendo recebido com muita pompa na Catalunha enquanto Zico era a maior referência da seleção brasileira que ao lado da Argentina eram as favoritas ao títulos e a pergunta não se parava de calar “Zico ou Maradona” bem a Copa foi um fracasso para Maradona ele não jogou a que se esperava dele e Zico apesar de belos gols e ter ajudado o Brasil a encantar o mundo com um futebol mágico e alegre também não ter conseguido o titulo, porém houve um novo confronto entre eles no dia 02/07/1982 no Estádio Sarriá o Brasil bateu a Argentina por 3 x 1, Zico deixou sua marca com um gol e duas assistências uma para Falcão servir a Serginho no segundo gol e outra para Junior marcar o terceiro e Maradona ainda fora expulso por entrada violenta em Batista.
Depois de alternar boas jornadas e muitas contusões e muitas confusões pelo Barcelona, Dieguito é contratado pelo Napoli time de grande torcida na Itália mais sem conquistas, lá já estava Zico jogando também por uma equipe mediana a Udinese e fazendo uma primeira temporada estupenda sendo vice-artilheiro do cálcio mais ai os ventos mudaram de lado Zico se viu no inferno na sua segunda temporada italiana, Maradona começou a brilhar no final do primeiro turno da temporada 84/85 no dia 06/05/1985 o único confronto deles na Itália e deu Napoli de Maradona que marcou dois de pênalti na vitória por 4 x 3, Zico partiu sem vencer na velha bota e Maradona começou a viver a sua era de ouro, vence o Scudetto por duas vezes em 86/87 e 89/90, a Copa Itália de 86/87 e a Copa da Uefa de 88/89 levando o Napoli a ser conhecido no mundo.
A grande resposta de quem era melhor Zico ou Maradona para muitos veio na Copa de 1986 no México, Maradona brilha nas eliminatórias com a Argentina apesar do susto contra o Peru, Zico também mais discreto, depois das eliminatórias Zico sofre uma seria contusão no joelho que ameaça sua participação no mundial, e Maradona segue sua trajetória de sucesso na Itália o desfecho desta questão chega com Maradona passando de vilão a herói dando a Argentina com um time em que ele era o astro rei o título e atuações fantásticas e gols marcantes de todo jeito até de mão e Zico passando de herói a vilão por ter perdido um pênalti contra a França no tempo normal no jogo que eliminou o Brasil da Copa, Maradona depois seguiu brilhando até o inicio da década de 90 quando seu mundo deu um volta ao contrario com escândalos com drogas e seu retorno à Argentina e Zico continuou no Flamengo até 1989 conquistou a Copa União de 1987 seguiu até o Japão onde virou ídolo por difundir o futebol na terra do sol nascente.
Para mim Zico foi um Titã da bola um jogador que os números jamais poderão omitir seu brilho, suas jogadas e seus belos gols até hoje são lembrados não só por torcedores do Flamengo, da Udinese e do Kashima Antlers da Seleção Brasileira, Zico encantou o Brasil e o mundo suas cobranças de faltas seus lançamentos sua classe sempre em busca do gol e foram muitos gols 812 no total da sua carreira, Zico não foi só jogador de Maracanã, Zico foi jogador da vários estádios pelo Brasil, foi jogador do Estádio Centenário em Montevidéu, foi jogador do Estádio Comunalle de Friuli, foi jogador do Estádio Nacional de Tóquio, foi jogador de vários estádios do Mundo.
Para mim Maradona foi um gênio da bola, um artista que brincava de jogar futebol seus números generosos traduzem o que ele representou para o futebol mundial, sua plástica impressionante agilidade seus toques de canhota como no gol histórico contra a Inglaterra o domínio da bola os dribles todos com a perna esquerda, aliás um inglês me confessou que por causa de gol marcado os ingleses não choram muito o gol de mão marcado antes no mesmo jogo pois este gol valeu por mil.
Números da Carreira:
Zico (Flamengo, Udinese, Seleção Brasileira e Kashima Antlers)
Gols: 812
Títulos: Mundial Interclubes 1981, Libertadores 1981, 7 Campeonatos Carioca, 3 brasileiros e 1 Copa União 1987, Torneio Bicentenário dos EUA em 1976 pela Seleção Brasileira, bola de ouro revista placar 74 e 82, melhor jogador das Américas em 77 e 82 em 1981 eleito o melhor jogador do mundo pelas revistas EL Mundo, Guerin Esportivo e El Balón.
Maradona (Argentino Juniors, Boca Juniors, Barcelona, Napoli, Sevilha, New Old Boys)
Gols: 345
Títulos: Mundial 1986 e Mundial Junior 1979 pela Seleção Argentina, 2 Campeonatos Italianos, 1 Copa Itália e 1 Copa da Uefa pelo Napoli, 1 Copa do Rei pelo Barcelona, eleito melhor jogador do Mundo em 1986 e das Américas em 79,80, 86 e 89
Confrontos Diretos:
02/08/1979 – BRASIL 2 X 1 ARGENTINA – Maracanã/BRA
15/09/1981 – FLAMENGO 2 X 0 BOCA JUNIOR – Maracanã/BRA
02/07/1982 – BRASIL 3 X 1 ARGENTINA – Sarriá-ESP
06/01/1985 – NAPOLI 4 X 3 UDINESE – Napoli/ITA
Gols nos confrontos:
Zico 4 x 2 Maradona
Fonte: Pesquisa dos Confrontos, Gols e Numeros da Carreira Biografias de Zico e Maradona.
Zico nao jogou o Napoli 4×3 Udinese. O unico confronto entre eles foi o jogo do returno, empate em 2×2 (Maradona, fez os dois, sendo um com a “mão de Deus”!!!). Esse 2×2 é bem facil achar no youtube. Mas enfim, Maradona nunca venceu Zico, que por sua vez venceu 3.
Excelente artigo Galdino. Eu não acho justo comparar craques fora de série como é o caso de Zico, Maradona, Pelé e Garrincha. Sempre uma pessoa vai ter preferência por um ou outro por razões clubísticas, nacionais ou qualquer que seja o motivo. Como brasileiro e torcedor do Botafogo, não há nenhum jogador que possa se igualar a Garrincha. Porém, Garrincha jogava numa posição que já estava em extinção na época de Zico e Maradona. Quem não se lembra do bordão: bota ponta Telê!
Galdino ótimo artigo. Os dois tinham estilos bastante parecidos marcados pela habilidade na condução da bola, passes perfeitos, lançamentos, penetração e finalização.
Os números são favoráveis a Zico que foi mais profissional que Maradona, por outro lado Maradona proporcionava relances inesperados e inacreditáveis. Não consigo julgar quem foi melhor e em minha opinião não há uma resposta absoluta para esta questão.
abraços
Falcon