Serie C: Novela revela falta de ordem e moral na CBF

O Desembargador Ricardo Couto, decidiu pela suspensão dos jogos do Grupo E da Serie C do Campeonato Brasileiro. América de Natal já se encontra no Acre e vai voltar sem jogar. O clube insistiu em não fazer este jogo sem ter a decisão da Justiça. A CBF dando o seu banho de incompetência fez o clube cumprir a tabela e toda uma comissão de 24 pessoas obriga um clube a fazer um gasto desnecessário em uma competição que a madrasta não apoia. E certamente não vai querer pagar esta conta.

A decisão do cancelamento foi nesta sexta(21) a noite. Rubens Aprobatto, presidente do STJD, explicou que: “É a Fifa que traça as regras internacionais do futebol e que são respeitadas por todos os países, inclusive pelo Brasil, porque quem não respeita é excluído pela Fifa, ou seja, cada um pode fazer o que quiser no seu país, mas no futebol tem que obedecer as regras da Fifa. Quem não quiser obedecer, não precisa, mas fica desfiliado. O que pode acontecer, e isso é gravíssimo, é comprometer até a própria atividade no Brasil. A Fifa pode até desfiliar o Brasil porque não estar cumprindo as normas dela. É possível que não se chegue a esse exagero, mas pode acontecer de pelo menos desfiliar o próprio Estado do Acre, através de sua federação”

Um clube ou federação chega a este ponto de comprometer a entidade nacional, deve-se mesmo ao fato da falta de posição dos homens da CBF que em troca de favores e votos não tem moral para punir um clube que claramente desrespeitou as regras da FIFA ao ingressar na justiça comum. Se a CBF fosse um casa séria o Rio Branco não estaria sequer disputando a Serie C.

Os jogos do grupo E devem ficar paralisados no máximo durante 15 dias, até que sejam cumpridos os prazos legais para o julgamento do mérito do caso.É esperar que o prazo seja cumprido para que o prejuízo não seja ainda maior, ainda mais considerando que os contratos dos atletas vencem no final de novembro.

Enquanto isto, América-RN, CRB e Payssandu ficam no prejuízo. O caminho do América é o STJD, onde o clube deve pretende entrar com um pedido para anular todos os jogos disputados no grupo E. Uma iniciativa assim seria benéfica não apenas para o América mas para a competição, que começaria do zero e com a participação da Luverdense.

ENTENDA O CASO: O problema iniciou quando a  Procuradoria do Tribunal-AC acusou o clube de ter recorrido à Justiça Comum para obter o laudo que liberaria o acesso ao público para a Arena da Floresta, ainda no primeiro turno do campeonato do Acre. O campo de jogo estava interditado por conta de a Procuradoria de Defesa do Consumidor do Estado do Acre não ter concordado em conceder laudo liberatório para o estádio na ocasião. A liberação só foi possível após a interposição de recurso à Justiça comum do Acre, o que é proibido pelo CBJD. A regra é clara: Justiça comum não pode e este clube já deveria esta fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *