Serie C: Guarany e Campinense entram juntos contra o Fortaleza no STJD

A polêmica está só começando na Serie C do Brasileiro. As diretorias de Campinense e Guarany/CE confirmaram que entrarão juntas com representação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), contestando a legitimidade da partida Fortaleza 4×0 CRB. A alegação é de que o time alagoano teria facilitado o jogo para o Fortaleza, no momento em que a partida estava 3×0, cenário em que o Fortaleza ainda precisava de mais um gol para garantir sua permanência na Série C. Campinense e Guarany apresentarão aos membros do STJD imagens de um vídeo em que o atacante Carlinhos Bala busca a bola dentro do gol e, na corrida para bater o centro, levanta o dedo indicador para os jogadores do CRB por quem passa, como se, supostamente, indicasse o fato de só faltar um gol. Os dois clubes também insinuam que um jogador reserva do Fortaleza vai à meta do CRB e se dirige a Roberto Lopes, volante improvisado no gol após a expulsão do goleiro Cristiano. Também é alvo de questionamento por parte de Campinense e Guarany um gesto feito por um atleta do próprio CRB para Roberto Lopes, que supostamente indica o sinal verde para facilitar o jogo. Enquanto o Campinense, clube que acabou rebaixado para a Série D, avalia as atitudes dos jogadores de Fortaleza e CRB como uma “vergonha nacional”, o presidente do Guarany de Sobral, Luizinho Torquato, classificou as cenas do jogo no PV como “armação”. A intenção dos dirigentes de Campinense e Guarany é que o Fortaleza seja punido com o rebaixamento.

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) já tomou conhecimento do fato relacionado à partida entre Fortaleza e CRB/AL, no último sábado, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, informou que aguardará o clube paraibano se posicionar. Do outro lado, o CRB também já se prepara para possíveis problemas no STJD. O advogado do clube junto ao tribunal no Rio de Janeiro, Osvaldo Sestário, aguarda informações da diretoria para analisar melhor o caso. Mas já tomou ciência do vídeo divulgado pelo Campinense. Fortaleza e Campinense podem até mesmo serem enquadrados no artigo 243-A (atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em que a pena, no caso de atingido o objetivo – como ocorreu no Presidente Vargas –, pode resultar até a anulação da partida, mais multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de 12 a 24 partidas se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, ou pelo prazo de 360 a 720 dias se praticada por qualquer outra pessoa natural.

em tempo: Fora esta nova polemica some-se o recurso do Rio Branco/AC contra a sua exclusão do campeonato e o rebaixamrento do Brasil/RS que promete entrar na justiça comum. Será que este campeonato terminara bem?

fonte: site Justiça Desportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *