Associação Esportiva Cearazinho – Paracuru (CE): disputou o Estadual da 2ª Divisão de 1994

O Associação Esportiva Cearazinho é uma agremiação do município de Paracuru (população de cerca de 32 mil habitantes), que fica a 87 km da capital (Fortaleza) do estado do Ceará.

A sua Sede Social está localizada na Rua Capitão João Moreira, s/n,  no Centro de Paracuru. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Ribeirão, com capacidade para 3 mil pessoas, em Paracuru.

O “Alvinegro Paracuruense” foi Fundado em 1975, com o nome de “Tampa Azul“, que durou somente duas partidas. Posteriormente, escolheu o nome que utiliza até os dias atuais.   

Uma década depois, se filiou na Federação Cearense de Futebol (FCF), em 1985, a fim de disputar torneios amadores. Com sucesso, em 1987 inscreve-se para a disputa da seletiva, equivalente ao Campeonato Cearense da 2ª Divisão, terminando na 3ª posição.

Depois, no mesmo ano, participou do Torneio Vale do Curu, ficando em 3º lugar. Sete anos depois, retornou para disputar o Campeonato Cearense da 3ª Divisão, de 1994, fechando a sua participação na 6ª colocação, na classificação geral.

Atualmente, o Cearazinho de Paracuru tem grande tradição no município, onde possui cinco títulos, além de ter revelados vários craques, como Jorge Veras, com passagens pelo Fortaleza/CE, Ceará/CE, Criciúma/SC, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e ABC/RN, entre outros.

FOTO: Acervo de Croinha Barbosa

FONTES: Otaciano Melo – Wikipédia – Futebol Nacional

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Ceará, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *