RN: Globo, o temporário substituto do América

O empresário Imre Fried, um austríaco que havia se instalado em Natal com uma fábrica de móveis de madeira – a Indústria de Móveis Globo. Torcedor apaixonado pelo América de Natal, ficou bastante chateado quando seu clube do coração pediu licenciamento da FNF em 1960, sob alegação de que seus dirigentes pretendiam se dedicar inteiramente à construção da sede social da av. Rodrigues Alves.

Por isso, Fried apressou-se em fundar um clube e formar uma equipe mais ou menos à altura do América, tendo contratado alguns jogadores dos dispensados pelo clube rubro, dos quais o principal foi o zagueiro Rodrigues. Como era um empresário empreendedor, viu muito cedo que o futebol seria um ótimo veículo para manter a marca Globo na mídia.

A fundação do Globo SC é citada oficialmente como tendo sido em 15/05/59, com sede à rua Leão Veloso, 464, no bairro do Alecrim, estatuto registrado em Cartório e publicação no Diário Oficial do estado dia 12/06/60. Sua diretoria reunia os nomes do médico Ivanilton Galhardo, Ademar Câmara, Amaury Sampaio Marinho, entre outros, tendo como diretor de futebol o dirigente conhecido como “Pierre”. Por ser estrangeiro, Imre não podia ser presidente do clube.

E foi o que aconteceu: de julho de 1960, quando fez sua estréia no campeonato, até dezembro de 64 – data do adeus ao futebol, Imre Fried não precisou gastar com publicidade. A equipe tinha até a torcida americana, já que as camisas eram de listras vermelhas, verticais.

A estréia da nova equipe filiada aconteceu no torneio inicio de 60, empatando com o ABC no tempo normal, sendo derrotada nas penalidades, utilizando esta equipe: Damião, Setúbal, Rodrigues, Dico e China, Nilo e Dedé 2o., Lavanderia, Ireno, Dedé 1o. e Ferreira. Técnico, Eugênio Barros.

A estréia no campeonato aconteceu dia 03/08/60 enfrentando o Riachuelo e vencendo por 3×1, gols de Ireno, Lavanderia e Ferreira, Miguel fez o do RAC.  Entre 1960 e 64 o Globo conseguiu formar boas equipes, inclusive chegando a brigar pelo título enfrentando ABC e Alecrim, com o América fora do campeonato.

A despedida do alvirrubro aconteceu dia 13/12/64, derrotado pelo Alecrim por 3×1, gols de Zezé, Galdino e Osiel, cabendo a Dos Anjos o gol do adeus, arbitragem de Aderbal Machado, renda Cr$ 251.900,00. O Globo jogou com Ronaldo, Moacir, Rodrigues, Jácio e Cadinha, Dos Anjos e Dedé, Buru, Talvanes, Ireno E Poti, técnico Eugênio Barros. O industrial Imre Fried hoje mantém sua fábrica de móveis em Vitória/ES. O Globo SC faz parte do passado

 Fonte: Tribuna Norte(Everaldo Lopes)

Um comentário em “RN: Globo, o temporário substituto do América

  1. Andre Martins

    muito bom,ricardo! falando em equipes extintas do RN,voce teria informações a respeito desses times:

    ipiranga FC de natal
    juventus EC de natal
    A.A. monte castelo
    Monte castelo EC – tem alguma ligação com a anterior?
    planalto
    gremio FC de natal

    nao tenho praticamente nada a respeito dessas equipes. se vc tiver alguma coisa,nos envie. quem sabe possamos montar esse quebra-cabeça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *