Foto Rara, de 1918: Seleção Paulista de Futebol

FONTE: Vida Sportiva

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Foto Rara, de 1918: Seleção Paulista de Futebol

  1. Jose Ricardo Almeida

    Caros amigos,

    Por experiência própria (estive recentemente tentando achar documentos de clubes extintos de Brasília), depende muito da informatização do cartório. Teve caso em que o atendente (de um cartório mais adiantado) pesquisava os nomes que levei no seu computador já me dizia na hora se aquele clube tinha ou não documentação no cartório. Aí sim, cobrava pela pesquisa, pouco mais de sete reais e quatro e pouco por página.
    Em outros cartórios, não informatizados, eu tive que pagar todas as taxas sem saber se iriam encontrar ou não alguma coisa. Vários clubes não tinham documentação naquele cartório e minha grana foi perdida.
    Também encontrei muitos estatutos e até ata de fundação no site JusBrasil, onde tem todos os diários oficiais estaduais. Tentem por lá primeiramente e depois recorram aos cartórios locais.
    A única certeza que tive que a vida de pesquisador não é fácil!!!!!!!

  2. Adalberto Kluser

    Ielo,

    É o Diário Oficial Estadual. Normalmente é publicado o extrato do estatuto social (fundação, sede, administração, cores e muitas vezes a relações dos sócios)

  3. Antonio Mario Ielo

    André,

    Também estou enfrentando o mesmo problema, como ainda o Cartório de Registros não respondeu meu pedido de consulta, não sei o valor que teria que pagar, sei que será altissimo, mas já adiante ao escrevente, que não tenho a intenção de fazer o pagamento da forma convencional. Apresentei também minhas razões da pesquisa, e que não há nenhuma transação comercial,e sim, educacional.

    Os cartorios cobram taxas por emitir copias autenticadas para fins de comprovação, e estas taxas são baseados no numero de folhas.

    Mas fica a pergunta?

    Se a necessidade de obter uma cópia de um Estatuto de uma entidade ou clube não é para fins de comprovação de autenticidade, e sim de constatação, deveria cobrar taxa?.

    Constatação de ser verdadeiro a informação, apenas constatação para todos os fins, para incluir em textos, pesquisas históricas, pesquisas para fins educacionais, data de fundação, nome original, etc…

    Ou seja, quando for colocado uma informação em determinado texto ou trabalho de pesquisa por exemplo: a data correta de fundação, não estará cometendo erro, pois os arquivos do cartório tem os documentos.

    Caberia aqui uma consulta juridica, se os cartorios podem cobrar taxas quando é uma pesquisa educacional. Pode ser que já exista uma lei que garanta o acesso as informações de documentos para fim de pesquisas históricas, assim ao nos dirigir aos cartorios, fariamos o pedido baseado nesta lei.

    Adalberto,

    Em sua sugestão a que Diario Oficial se refere? Estadual?

    Abs.

  4. Andre Martins

    mas nao iria ser uma pesquisa completa,neh. e depois,quando fomos fazer pesquisas de outras cidades. teriamos que viajar?

    ja conversei com uma especie de associação de cartorios,e pra minha infelicidade,nao me respondem. enfim,vou criar esse abaixo assinanado.quem quiser assinar,assine.

  5. Adalberto Kluser

    André,

    Talvez para minimizar custos o ideal é buscar nas bibliotecas diretamente no Diário Oficial.
    Faço isso e já consegui muita coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *