.
Outra revelação acontece no campeonato alemão, um pequeno clube é a sensação da temporada.
[img:115px_TSG_Hoffenheim.jpg,full,vazio]
Nome: TSG 1899 Hoffenheim
Apelido: Hoffe
Ano de fundação: 1899
Estádio: Rhein Neckar Arena
A formação do TSG 1899 Hoffenheim nos moldes atuais aconteceu em
1945, com a união de dois outros clubes da região, o Turnverein Hoffenheim (1899) e o Fussballverein Hoffenheim (1921).
Mesmo sendo uma agremiação antiga, com mais de 100 anos de história, o Hoffenheim, até a década de 1990, foi apenas uma equipe amadora, que disputava a oitava divisão do futebol alemão. As mudanças começaram nesse período, com a chegada de Dietmar Hopp.
Dietmar não é um técnico visionário, um goleiro seguro e muito menos um atacante goleador. O criador do software SAP, um dos mais utilizados na Europa, viveu sua infância no clube e voltou como principal investidor, injetando boas quantias e, com isso, reacendendo a esperança dos torcedores.
O aquecimento econômico trouxe resultados quase que imediatos. No ano 2000 a equipe venceu a Verbandsliga e se classificou para a quarta divisão. Na temporada seguinte veio outro bom resultado e o clube conquistou mais um acesso, chegando à Terceira Divisão.
A evolução não parou por aí. O Hoffenheim fez sua primeira participação na Copa Alemã durante a temporada 2003/04 e, logo de cara, conseguiu chegar às semifinais. Equipes como Karlsruher e o Bayer Leverkusen atravessaram o caminho do Hoffe e ficaram para trás. A eliminação veio apenas na disputa contra o VfB Lübeck.
Os investimentos de Hopp continuaram na mesma proporção dos resultados. Em 2006, jogadores que já haviam obtido destaque na Bundesliga, como Tomislav Maric e Jochen Seitz foram contratados e conseguiram levar a equipe à Segunda Divisão.
O sonho ficava cada vez mais próximo. Até que, na temporada 2007/08 da divisão de acesso do futebol alemão, o Hoffenheim ganhou 17 partidas, marcou 60 gols e garantiu a segunda posição na tabela, ganhando o direito de desfrutar seu mais desejado sonho, o de integrar a elite do esporte na Alemanha.
Ídolos, títulos e artilharia
A história do TSG 1899 Hoffenheim é muito longa, já que os primeiros registros do clube datam de 1899. Porém, a agremiação passou anos e anos disputando campeonatos inferiores, e alcançou a elite alemã pela primeira vez apenas na temporada 2008/09. Com isso, os grandes ídolos da torcida são os principais jogadores que conseguiram este feito, como Ramazan Özcan, Carlos Eduardo e Demba Ba.
O goleiro austríaco Ramazan Özcan chegou ao clube por empréstimo no segundo turno da temporada 2007/08 e logo garantiu a posição. Com boas defesas e um ótimo posicionamento, o camisa 1 do Hoffenheim disputou 17 jogos e sofreu apenas 13 gols, colaborando muito para o acess
Özcan foi o terceiro goleiro da seleção austríaca durante a Eurocopa 2008, mas não disputou nenhuma partida. Sua estréia com o uniforme da seleção aconteceu no dia 20 de agosto do mesmo ano, em um amistoso contra a Itália que terminou 2 a 2.
Não foi apenas na defesa que o Hoffenheim se destacou. Com 60 gols feitos, o ataque da equipe figurou entre os melhores da Segunda Divisão. Destaque para o senegalês Demba Ba, que balançou as redes adversárias em 12 oportunidades.
Nascido na França, o atacante mudou-se para Senegal ainda pequeno. Rápido e preciso, Demba Ba chegou ao clube em 2007 junto com o brasileiro Carlos Eduardo e ambos fizeram história no comando do poderoso ataque do Hoffe.
O ex-gremista Carlos Eduardo chegou muito jovem ao clube alemão. A imprensa no Brasil o criticou, dizendo que o bom atacante estaria prejudicando sua carreira ao jogar em um time considerado pequeno. Porém, o brasileiro não desanimou e ganhou espaço cativo no coração dos torcedores.
Habilidoso e determinado, Carlos Eduardo marcou apenas cinco gols na campanha do acesso, mas seus passes precisos foram responsáveis por inúmeros gols de seus companheiros.
Na temporada 2008/09, Ramazan Özcan, Demba Ba e Carlos Eduardo brigam juntos para colocar o Hoffenheim em destaque no cenário futebolístico do país.
Carlos Eduardo
[img:carlos_eduardo_345x468.jpg,full,vazio]
Fonte:HowStuffWorks