No Acre, o futebol iniciou-se em Xapuri, berço da revolução acreana, em meados de 1912 com práticas esporádicas, onde neste também surgiram os primeiros times em 1915: Xapury Sport Clu e Commercial Football Club.
Já em Rio Branco, as primeiras equipes surgem em 1919, onde temos entre os primeiros o Militar Football Club, time militar formado por componentes da Companhia Regional do Departamento do Alto Acre, hoje Polícia Militar do Estado do Acre, sendo desfeito em 1921, surgindo posteriormente, 1930, o clube Associação Athlética Militar, também formado por militares da PM, sendo inclusive campeão acreano de 1930, posteriormente em 1942 temos o Duque de Caxias Sport Club.
Posteriormente surgiu o Grêmio Atlético Sampaio, fundado em 1964 e dirigido pelo Comando do Exército Brasileiro do Estado do Acre, já disputando seu primeiro estadual no mesmo ano de sua fundação. Foi campeão acreano em 1967. Mas pouco tempo depois, em 1969, apenas 2 anos após seu título, terminou extinto. Ao todo participou de 4 Campeonatos estaduais.
Após esse período, os militares participaram apenas como atletas em algumas equipes do Estado do Acre, além de disputarem em equipe em competições amadoras, na sua maioria com o nome de Tiradentes.
Somente em 2011 os militares voltam a ter um time de futebol, porém agora com outro olhar, não mais pensando na prática desportiva pelos militares, mas sim integrar os militares a sociedade acreana, bem como contribuir, através do futebol, para que crianças e jovens pudessem praticar e se afastarem da violência e das drogas.
Surge então o Galvez Esporte Clube – GEC, fundado em 09 de fevereiro de 2011, como uma pessoa jurídica de direito privado de caráter desportivo, com o objetivo de difundir e aperfeiçoar a prática e o desenvolvimento dos desportos comunitários, além da prática de futebol de modo profissional e por ser criado e administrado pela PMAC (Policia Militar do Acre), acaba se confundido com ela, apesar de ser um clube como outro qualquer.
A sua Sede está situada na Rua Plácido de Castro s/n, no Bairro Adalberto Aragão, em Rio Branco (AC). O Galvez manda os seus jogos na Arena Floresta, com capacidade para 12 mil pessoas. Têm as mesmas cores do Acre: verde, amarelo e vermelho, e apelido “O imperador”, alusivo ao possível império do explorador espanhol Luis Galvez que declarou o Estado Independente do Acre durante a revolução acreana.
Quando da escolha do nome, buscaram um que simbolizasse a verdadeira história de luta do povo acreano, sendo escolhido um dos primeiros heróis acreano, Luis Gálvez Rodríguez de Arias (San Fernando, 1864 — Madrid, 1935), jornalista, diplomata e aventureiro espanhol que proclamou a República do Acre em 1899.
FONTE: site oficial do clube