Com a posse da Desportiva recuperada na Justiça, a Ferroviária já planeja os próximos passos. A intenção é contratar uma auditoria, para fazer um levamento de todas as ações trabalhistas e das dívidas existentes. Mesmo dizendo ter 90% das ações, os ferroviários ainda terão que lutar. Um ex-massagista do clube tem uma ação contra a Desportiva. E o estádio pode ir novamente a leilão nas próximas semanas.
De acordo com o presidente da Desportiva Ferroviária, Robson Santana, o time profissional voltará às competições em 2012 (ps: Ela já irá disputar a Copa ES deste ano). Desde já, o clube abre suas portas para parceiros que queiram investir no futebol grená.
“As nossas cores tradicionais voltam. O escudo também. Vamos voltar com o futebol em 2012. E vamos precisar do apoio de todos que lutam pelo futebol capixaba. Sabemos que será difícil, mas estamos preparados para a empreitada”, frisou Robson.
Sobre o projeto Cidade Jardim, que prevê a reforma do Engenheiro Araripe e a construção de edifícios residenciais e comerciais nos terrenos em anexo ao estádio, em parceria com um banco português, os ferroviários reclamam de não terem participado da negociação, conduzida pelo presidente da Desportiva Capixaba, Marcelo Villa-Forte.
“Vamos estudar esse projeto. A verdade é que até agora não recebemos qualquer documento sobre isso. A Ferroviária nunca recebeu uma proposta, só teve informações por alto”, frisou o vice-presidente Wilson de Jesus.
Fonte: Thierry Gozzer – A Gazeta
Que volte a simpatica Desportiva, o ultimo clube capixaba que elevou o nome do futebol do Es no cenário nacional.
Sendo assim, ao meu ver, são times diferentes. Estatisticamente irei fazer separado. Já faço isso com os Grêmio’s de Maringá e com o Operário de Várzea Grande…
Encontrei isto na internete:
1) O QUE É A DESPORTIVA CAPIXABA? Em 1999, a Desportiva Ferroviária usou parte de seu patrimônio (incluindo seu estádio) para integralizar sua parte das ações na sociedade que fundou junto com o Grupo Villa-Forte & Oliveira. Essa sociedade é o clube-empresa Desportiva Capixaba, cuja divisão acionária ficou definida em 51% para o Grupo e 49% para o clube. [Ou seja, Desportiva Capixaba = Desportiva Ferroviária (acionista) + Grupo Villa-Forte (acionista)].
2) NÃO HOUVE TRANSFORMAÇÃO EM CLUBE-EMPRESA. A Desportiva Ferroviária não se transformou em clube-empresa, ela não deixou de existir autonomamente. Ela fundou um clube-empresa (Desportiva Capixaba) junto com um sócio (Grupo Villa-Forte). E, assim, deixou de administrar seu futebol de forma exclusiva, passando a fazê-lo conjuntamente com esse sócio, por meio do clube-empresa Desportiva Capixaba.
3) DIVISÃO DAS AÇÕES É SÓ NO FUTEBOL. A parte social da Desportiva Ferroviária nada tem a ver com a divisão de ações, já que não foi negociada. Essa área (piscinas, salão de festas, etc.) seguiu sendo patrimônio exclusivo dos ferroviários. Seus ditos 49% são referentes à sua parte dentro da Desportiva Capixaba.
4) FERROVIÁRIA NUNCA PEDIU DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE. A Desportiva Ferroviária não pediu na Justiça a dissolução da sociedade (Desportiva Capixaba). Cobrou, “apenas”, que seu sócio, o Grupo Villa-Forte, integralizasse a sua parte do capital previsto no contrato.
5) PROPRIEDADE DA CAPIXABA, POSSE DA FERROVIÁRIA. Assim, a Desportiva Capixaba segue sendo a proprietária do estádio. No despacho judicial, porém, foi dado o direito de posse à acionista Desportiva Ferroviária. Os ferroviários garantem, que após essa decisão, passaram a ter 90% das ações e consequentemente a comandar a sociedade, o que foi confirmado pelo juiz Pedro Benedito Alves Sant’ana em entrevista, embora não tenha sido mencionado em seu despacho judicial. Essa suposta redivisão das ações que é contestada pelo Grupo Villa-Forte.
fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/04/gazetaesportes/futebol/futebol_capixaba/824956-desportiva-ferroviaria-quer-negociar-modernizacao-do-engenheiro-araripe-com-banco-carregosa.html
Rodrigo,
O que eu sei é que este ano a Desportiva Capixaba não jogou nem a primeira nem a segunda divisão em 2011.
Como assim? Agora Desportiva Capixaba e Desportiva Ferroviária são equipes diferentes?