Já se passam 15 anos da morte do ex-atacante Barbosa, que defendeu vários clubes do futebol piauiense. Ele próprio é pouco lembrado nas conversas do futebol do passado, mas o gol que marcou do meio de campo entrou para a história do esporte piauiense como o primeiro de tão longa distância, na batida do centro, embora não fosse no início do jogo.
Um lance difícil e bastante perseguido por ter sido um dos gols que Pelé tentou em toda a sua carreira, conseguindo marca-lo somente quando já estava no Cosmos. No futebol piauiense, apenas dois atletas conseguiram o sonhado gol, mas o pioneiro foi Francisco Barbosa da Silva (Iguatu – CE, 05/02/1943 – São Paulo – SP, 04/08/1994), em um amistoso Piauí x Treze de Campina Grande, em 27 de janeiro de 1967, no Estádio Lindolfo Monteiro.
O jogo já estava 3 a 0 para o Piauí quando o time paraibano diminuiu a contagem através de Lima, aos 43 do 1ª tempo. No reíinício do jogo, Sanêga rolou a bola para Barbosa que, de primeira, chutou forte e pelo alto, surpreendendo o goleiro Jarbas. O jogo terminou 6 a 2 para o time piauiense e Barbosa entrou para a história do futebol com um gol fantástico.
Barbosa também foi um ganhador de títulos, consegundo o pentacampeonato estadual em 1964/65 (Flamengo), 66/67 e 68 (Piauí). Antes de pendurar as chuteiras ainda foi campeão pelo Tiradentes, em 1972. Nesta semana, quinze anos depois da morte de Barbosa, nada melhor que registrar a data com o lance que marcou sua brilhante carreira.
[img:untitled.JPG,full,alinhar_esq]
Barbosa (esquerda), Nonato Leite (direita) no “Enxuga Rato”
Texto e foto: Severino Filho
Fonte: http://www.acessepiaui.com.br/coluna-do-buim/barbosa-do-meio-campo-um-gol-para-a-histria/3050.html
Barbosa uma figura só conhecida no futebol do Piaui, conseguiu marcar o gol que era o sonho do Rei Pelé que marcou mais de mil gols na carreira, mas não conseguiu marcar do jeito que Barbosa marcou.