Na década de 50, uma temporada do Flamengo, do Rio, em Manaus, mexeu com os amazonenses, Era a primeira vez que o time carioca se exibiria no Amazonas e a capital se preparou com muita expectativa.
A estréia aconteceu num dia útil, numa quinta-feira à tarde, pois no local do jogo, Parque Amazonense, não havia luz artificial. Por isso, em atenção aos apelos dos promotores da temporada dirigidos à Associação Comercial, o comércio local decidiu encerrar suas atividades às 15 horas para que um grande publico podesse comparecer ao jogo, apesar do forte calor.
30/03/1950 – FLAMENGO 6 X 1 FAST CLUB
Local: Parque Amazonense
Árbitro: Gentil Cardoso (Técnico do Flamengo)
Gols: Moacir (4); Helio e Esquerdinha (Fla); Paulo Onety (Fast)
FLAMENGO – Antonino, Newton Canegal e Job; Biguá, Bria (Hélio) e Beto; Jorge de Castro (Aloísio), Gringo (Hamilton), Moacir, Durval e Esquerdinha.
FAST CLUBE – Guilherme (Raul com o marcador de 4 a 0), Canhão e Gatinho; Valdemir Osório, Belo Ferreira e Nêgo; Zé Nery (Mário Matos), Lafayette Vieira, Pereirinha, Paulo Onety e Aderaldo.
02/04/1950 – FLAMENGO 7 X 1 NACIONAL
Local: Parque Amazonense
Árbitro: Aristocilio Rocha
Gols: Moacir (3); Esquerdinha (2); Durval e Hamilton (Fla); Mario Matos (Nac).
FLAMENGO – Antonino, Newton Canegal e Job; Osvaldo, Bria (Hélio) e Beto; Jorge de Castro (Aloísio), Gringo (Nélio), Durval (Hamilton), Moacir (Quiba) e Esquerdinha.
NACIONAL – Sandoval (Mota), Lupércio (Mário Matos) e Gatinho; Hélcio Sena (Caçador), Brás Gioia e Antonino (Nêgo); Cabral (Hélcio Sena) posteriormente Aderaldo, Paulo Onety, Marcos Gonçalves, Raspada e Pedrinho (Linhares).
Neste jogo o Nacional contou com os melhores jogadores do futebol amazonese e até mesmo do Pará, o goleiro Sandoval veio do Clube do Remo, especialmente para defender a meta do Naça.
Saldo do Flamengo
02 jogos
02 vitórias
13 gols pró e 02 gols contra
Moacir com 7 gols foi o artilheiro do time, seguido de Esquerdinha 3 tentos.
Fonte: Site Bau Velho