ESPECIAL: FUTEBOL DE ARARANGUÁ
– O Fronteira Foot Ball Clube surgiu por volta de 1925, mas a fundação oficial data de 1º de setembro de 1932. Oscar Bertoncini foi eleito o primeiro presidente. O futebol e o remo, praticado no rio Araranguá, foram as principais modalidades.
Bandeiras com escudos dos clubes
– Um dos primeiros clubes da cidade a destacar-se foi o Campinas, que em 1939 participou do primeiro campeonato da AESC – Associação Esportiva Sul Catarinense, atual Liga Tubaronense de Futebol.
– No dia 21 de julho de 1948 é fundado o Grêmio Esportivo Araranguaense. O clube disputou algumas edições do campeonato catarinense profissional na década de 1950. Nas viagens mais distantes, a delegação deslocava-se de avião. A união com o Fronteira FBC deu origem ao Grêmio Fronteira, hoje uma entidade social.
Figurinhas do Grêmio Esportivo Araranguaense
– O novo clube adotou as cores vermelha do Grêmio Araranguaense e verde do Fronteira. Outras agremiações foram incorporadas ao Grêmio Fronteira: AABVA – Associação Atlética Barriga Verde de Araranguá; Clube dos Vinte, Clube das Lélias Brancas e Clube de Festas.
Grêmio Esportivo Araranguanese
– Antes de ser incorporada ao Grêmio Fronteira, a AABVA foi um clube de futebol que impunha respeito aos adversários na região sul de Santa Catarina, inclusive com participações no campeonato da LARM – Liga Atlética Região Mineira.
Grêmio Fronteira utlizava uniforme vermelho
– O Araranguá Esporte Clube, por iniciativa de Izair Eusébio, surgiu 3 de junho de 1981. Cinco anos mais tarde, ingressou no profissionalismo. Em 1988 foi campeão do estadual da Segunda Divisão, mas a principal conquista ocorreu em 1991, quando se sagrou vencedor da Copa Santa Catarina. O título foi conquistado diante do Figueirense no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os jogos em casa eram realizados no estádio do Grêmio Fronteira.
Araranguá Esporte Clube
– Atualmente, o futebol araranguaense restringe-se ao amadorismo. O campeonato municipal de 2011 (Série A) tem a participação de 12 equipes: Bonsucesso, Esportivo, Urussanguinha, Santiago, São José, Catarinense, União, Independente, Santa Cruz, Areti, Ilhas e Barro Vermelho.
– Na Série B do Municipal estão: Cidade Alta, Caverá, Juventus, Vila Verde, Rodoviário, Casar Lar Irmã Carmem, Mazembe e Internacional.
– Emerson Almeida, ex-atleta do Criciúma na década de 1990, mantém o Araranguaense Esporte Clube, que atua na formação de atletas. O bom Centro de Treinamento recebe jogos do Campeonato Municipal Adulto e alguns dos juniores e juvenis do Criciúma pelo Estadual.
Fonte: acervo do autor, site do Grêmio Fronteira e blog de Lucas Heckler. Fotos: Álbum de figurinhas da LARM/LTF de 1961, Grêmio Fronteira, acervo de Emerson Teixeira e do autor.