Esporte Clube Vera Cruz – Piracicaba (SP): três participações no Paulista da 3ª Divisão, nos anos 50

O Esporte Clube Vera Cruz é uma agremiação da cidade de Piracicaba (SP). O seu estádio Hide Maluf, fica na Rua Emilio Bertozzi, nº 1.616, no bairro Algodoal. Fundado na quarta-feira, do dia 22 de Fevereiro de 1950, por um grupo de amigos da Rua Tiradentes.

Encantados pela “Sétima Arte“, resolveram homenagear a Companhia Cinematográfica que produzia “magia”. Assim, o nome foi escolhido por Mario Garbosa, o ‘Marião da Farmacia’ e Antonio Cera. Ambos trabalhavam no Studio Fotográfico com nome de Vera Cruz.

As suas cores: vermelho, branco e preto. Somente em 1954, foi registrado oficialmente. A 1ª Diretoria foi composta pelos seguintes membros:

Presidente – José Módolo Sobrinho;

Vice-Presidente – Hermínio Bianchin;

1º Secretário – Domingos Martins;

2º Secretário –  Luciano Acosta Filho;

1º Tesoureiro – Geraldo Sabadin;

2º Tesoureiro – Ricardo Zilio.

A sua Sede ficava na Rua Tiradentes, nº 180, no Centro de Piracicaba, num bar, que foi vendido. O novo proprietário disse ser torcedor do MAF, pintou a parede, descaracterizando ser Vera Cruz, e mandou tirar os troféus.

O Vera Cruz se filiou a Federação Paulista de Futebol (FPF), em 2 de fevereiro de 1954. Em 1955,1956 e 1957 disputou o Campeonato Paulista da 3ª Divisão. Depois, o Vera Cruz voltou para o amador por questões financeiras. Naquele tempo os jogadores iam jogar de taxi: Simca; Aero-Willys.

EM PÉ (esquerda para a direita): Palminha, Cridinho, Catiça, Bastião, Dito Fagnello, Toninho Boiada e Santo Groppo (treinador);
AGACHADOS (esquerda para a direita): Miro, Marengo, Fio, João Touceira e Virgilinho.

O Vera Cruz foi campeão amador em 1971. Alguns dos jogadores fizeram carreira profissional no São Bento de Sorocaba, Juventus de São Paulo, XV de Piracicaba e no Corinthians. Do time de 1971 saíram 10 jogadores para defender a seleção piracicabana nos Jogos Abertos do Interior, em Tupi (SP).

Atualmente, 100 jogadores compõem as categorias adulto e de base. Entre os títulos do Vera se destacaram o amador de 1971, 1978, 1985, 2010, 2013 e 2018 e o bicampeonato da Taça Cidade de Piracicaba em 1971/1972. O Vera Cruz é quatro vezes campeão da Taça Cidade de Piracicaba, bicampeão da Copa dos Campeões e do Campeonato Varzeano de Piracicaba

FOTO: Acervo de Luís Fustaíno (Fio), presidente vitalício do Esporte Clube Rezende

FONTES: Blog no Nassif – José Carlos Gonzalez – Carlos Alexandre Henrique

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Esporte Clube Vera Cruz – Piracicaba (SP): três participações no Paulista da 3ª Divisão, nos anos 50

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Mauro, primeiramente desejo que seu pai, Bastião se recupere e fique 100%.
    Deus abençoe teu pai e vc!
    Parabéns pelo pai que tem!
    Forte abraço!

  2. Mauro Luís Alves

    Sou filho de Sebastião Alves, o Bastião da foto acima. Esse time ganhou o título amador em 1964 e foram comemorar no restaurante Brasserie que ficava na praça José Bonifácio. Meu pai está um pouco doente, tem 88 anos.
    Viva o Vera Cruz!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *